Filósofo Luiz Fuganti ministra curso sobre política para grupos de teatro

luiz-fuganti-_lidia-ueta-nota (625x420)Nos dias 21 de maio e 4 de junho, das 14h às 18h na sede do Lume (Rua Carlos Diniz Leitão, 150), localizada no distrito de Barão Geraldo, será realizado o curso-laboratório “Política e Pensamento”, com o filósofo Luiz Fuganti, organizado pelo Barracão Teatro e LUME Teatro.

O curso abordará os seguintes temas:

Tema 1: Política e Pensamento: combates nômades e Estado sedentário; aparelhos de captura e natureza policial tanto dos Estados de Direito quanto dos Estados de Exceção

Tema 2: Economia Política – Modos e relações de produção dependem dos tipos de processos maquínicos como causa real das formações sociais, e dos modos de apropriação da natureza e das relações humanas para produção material: público, privado e comunal.

Tema 3: O que é e o que pode o Capitalismo e o Capital.

Tema 4: Ética e liberdade – políticas do desejo e o Estado em nós.

Filósofo, arquiteto e professor, as concepções filosóficas e intervenções práticas de Luiz Fuganti têm fomentado e contribuído com movimentos sociais, políticos, educacionais, de saúde, justiça, cultura e arte, e influenciado instituições e agentes de políticas públicas no Brasil e no exterior. Há 30 anos seu movimento de pensamento de natureza nômade vem problematizando as relações sócio-políticas de nossas sociedades e colaborando com a multiplicação dos olhares e das ações inventivas nos campos acima assinalados, sob um foco ético e micro-político que prima pela autonomia dos movimentos sociais e seus devires minoritários.

É autor de textos, artigos, cursos e livros como: ‘Biopolítica, governamentalidade e o cuidado de si em Foucault’; ‘Formação do Pensamento Ocidental’; ‘Ética como Potência e Moral como Servidão’; ‘Responsabilidade Ética e Irresponsabilidade Moral’; ‘Saúde, Desejo e Pensamento’; ‘Educação para a Potência’; ‘Ética e Produção de Si’; ‘Poder e Potência na Estilização da Existecia’; ‘Corpo, Linguagem e Máquina de Guerra’; ‘Devires da Vida Forte’; ‘Corpo sem Órgãos’; ‘Nietzsche e a Invenção da Moral: uma genealogia do Bem e do Mal’ ; ‘Nietzsche e o Eterno Retorno’; Spinoza em Dois Movimentos’; ‘A Evolução Criadora’; ‘Mil Platôs e Esquizoanálise: Micropolítica e Uso dos Afetos’.

Realizou um Ciclo de Conferências em Moçambique, dentre as conferências está “Ética e Política”, ministrada na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo/Moçambique/2005, entre outros.

O curso é aberto a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas pelo site do Lume Teatro. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente