Supremo vai julgar segundo pedido de afastamento do réu Eduardo Cunha

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou agora há pouco que vai julgar amanhã (5) o pedido da Rede Sustentabilidade de afastamento do réu no STF e presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A ação foi protocolada ontem na Corte e está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio.

Esse é o segundo pedido de afastamento. O primeiro foi feito no ano passado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O pedido é mais amplo e solicita que Cunha seja afastado do cargo, mas não deve julgado amanhã. Moroso, o STF não julgou até hoje o pedido de Cunha feito em 16 de dezembro de 2015.

Para justificar o pedido, o procurador citou 11 fatos que comprovariam que Cunha usa o mandato de deputado e o cargo de presidente da Casa “para intimidar colegas, réus que assinaram acordos de delação premiada e advogados”.

No novo pedido, a Rede sustenta que Cunha não pode permanecer na presidência da Câmara por ser réu em uma ação penal que tramita no STF sobre o suposto recebimento de U$S 5 milhões de propina em contratos de navios-sonda da Petrobras. Para o partido, Cunha está na linha sucessória da Presidência da República, cargo que não admite, de acordo com a Constituição, ser exercido por um réu.

“Não é possível que ocupe um cargo que é constitucionalmente vocacionado à substituição do Presidente da República alguém que é réu em ação penal instaurada pelo STF, porque esse estado é incompatível com o exercício das funções de Chefe de Estado e de Governo. Consequentemente, enquanto pende o processo, o envolvido está impedido de exercer a Presidência da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, devendo, por isso, ser afastado destes cargos.”, argumenta o partido.

Ao fazer o anúncio do julgamento, o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, disse que a Corte deve resolver a questão amanhã, porque será a última sessão do STF antes da votação no plenário do Senado sobre o pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Ela será afastada por 180 dias, em caso de aprovação. A votação está prevista para a próxima quarta-feira (11).

“Está caracterizada a urgência na medida em que amanhã será a última sessão [do STF] antes daquela quarta-feira, e que nós poderemos decidir a questão que será trazida pelo ministro Marco Aurélio”, disse o presidente.

Caso o Senado aprove a admissibilidade do impeachment e o afastamento de Dilma por 180 dias, Michel Temer, atual vice-presidente, assumiria o cargo e Cunha seria o primeiro na linha sucessória, exercendo na prática as atividades de vice.

A Constituição proíbe que um réu assuma uma cadeira no Palácio do Planalto, mesmo de forma interina, no caso de uma viagem de Temer para fora do país, por exemplo. A dúvida é saber se Eduardo Cunha poderá ocupar o cargo sendo réu em uma ação penal no STF, por suspeita de receber U$S 5 milhões em propina.

Ação Penal

No mês passado, o Supremo abriu ação penal contra Cunha e a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito (RJ), Solange Almeida, pelos crimes de corrupção. Cunha passou a condição de primeiro réu nas investigações da Operação Lava Jato que tramitam no Supremo.

De acordo com os ministros, há indícios suficientes de que Eduardo Cunha pressionou, a partir de 2010, o ex-consultor da empresa Mitsui e um dos delatores da Lava Jato, Júlio Camargo, para que ele voltasse a pagar propina de US$ 5 milhões por um contrato de navios-sonda com a Petrobras, cuja negociação foi interrompida por problemas jurídicos.

Outro processo

Recent Posts

Longa 20.000 Espécies de Abelhas discute o feminino por meio de três gerações de mulheres

(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…

1 day ago

Sem controle em São Paulo, feminicídio cresce 10% no primeiro semestre

(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

2 days ago

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

2 days ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

2 days ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

2 days ago

Nina Neder y Los Peregrinos percorrem a música latino-americana em ‘Boleros para una Primavera’

(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…

2 days ago