‘Kazuo e Yoshito Ohno’, novo livro do fotógrafo Emídio Luisi, é lançado no Sesc Campinas

Kazuo Ohno 1 (créd. Emidio Luisi) (3) (640x475)Na próxima terça-feira, dia 17, às 20h, o Sesc Campinas promove o lançamento do livro ‘Kazuo e Yoshito Ohno’, do fotógrafo Emídio Luisi.

Com introdução e ensaio da professora e pesquisadora Christine Greiner, o livro reúne imagens de todas as apresentações realizadas em São Paulo por Kazuo e seu filho Yoshito, principais difusores e artistas da dança butô no ocidente.

Em 2016, o autor comemora os 30 anos da primeira vez em que fotografou a dupla no Brasil.

Dispostas em quatro núcleos que estabelecem uma cronologia dos espetáculos realizados pelos atores-dançarinos em 1986, 1997, 2008, 2013 e 2015, as fotografias vêm acompanhadas de breves comentários de Luisi sobre o diálogo silencioso que estabeleceu com os dois bailarinos.

Kazuo e Yoshito se apresentaram juntos em 1986 e 1997. Com a perda do pai, morto em 2010, Yoshito seguiu com os espetáculos nos anos seguintes, incluindo suas próprias considerações criativas. Além disso, passou a ministrar workshops com o objetivo de difundir e perpetuar o butô para outras gerações.

O ensaio de Christine Greiner que encerra o livro oferece ao leitor uma rica contextualização histórica que posiciona o butô em meio às constantes manifestações políticas do pós-guerra, passando pelos fundadores da arte e seus discípulos, e como a fotografia se relaciona de forma íntima com essa estética, transformando-se, ela mesma, em uma arte sobre a arte.

A atividade é gratuita e aberta ao público. Para participar, basta retirar o ingresso gratuito com uma hora de antecedência na Ilha de Atendimento. A inscrição também pode ser feita pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente