Hackers fazem maratona de programação para dar transparência ao orçamento da Unicamp

Estudantes, que tem como hobby ou atividade a programação em computação, também conhecidos como hackers, organizaram uma maratona de programação com o intuito de discutir novas ideias e desenvolver projetos para dar visibilidade ao orçamento da Unicamp com base na lei de acesso à informação.

Os estudantes ficam de hoje, 20, das 23h até às 23h de amanhã, 21, concentrados no projeto. São 24 horas de maratona. Qualquer apaixonado por computação pode participar. ‘Quanto à infra-estrutura, já providenciamos sua conexão, o espaço conta com chuveiros e café comunitário”, garante os organizadores. O Hackathon será no Instituto de Computação 3, na Unicamp.
Segundo os organizadores, a maratona tem como finalidade reunir cabeças e bons corações para desenhar e desenvolver ferramentas de software livre que sirvam de meio ou plataforma para melhor gestão pública nas mais diferentes esferas. ‘Vale ressaltar que se trata de um evento espontâneo e orgânico por parte da vontade de estudantes de compreender o funcionamento da universidade com base em dados e informações. É um movimento para promover hacktivismo no ambiente universitário, prevalecendo as liberdades de expressão política e de informação ética. A organização não tem qualquer vínculo institucional’, lembram.

Para participar há alguns regulamentos. Veja:

Política anti-assédio
A organização está comprometida a proporcionar uma experiência segura e agradável para a ampla participação: independente de gênero, necessidades especiais, orientação sexual, aparência física, etnicidade, religião e condição sócio-econômica.

Política de privacidade
Não fotografe ou filme xs participantes sem o seu consentimento!
Voluntárixs da Hackathon farão fotos das atividades para a divulgação e documentação do evento.

Política de código livre
Por recomendação, todo código-fonte deve ser livre e aberto.

Foi criada uma organização no GitHub. Caso queira criar o seu repositório, basta pedir permissão para um dos organizadores. (https://github.com/transparenciaunicamp)
Desejamos que todxs tenham um excelente e esclarecedor evento, valorizando nossas diferenças, que não devem de forma alguma nos dividir!

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

4 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

4 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

5 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

21 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

23 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

1 day ago