Cine-dança, exibições de filmes e performances audiovisuais estão no ‘Cinerama’

32aecf20-c72d-4c15-9795-bea4f7be5e97
Turbulência

Entre os dias 24 e 29/5, o Sesc Campinas traz ao público o projeto “Cinerama”.

No sentido de fazer com que o espectador se sinta parte do processo quando o assunto é cinema, desde 1950, os avanços da tecnologia permitiram com que o ‘Cinerama’ desse aos amantes da sétima arte uma visão panorâmica do que acontece nas telas. Numa combinação das palavras cinema e panorama, ‘Cinerama’ é o registro de um processo cinematográfico de ‘widescreen’, que trabalha com imagens projetadas simultaneamente por três projetores de 35 mm, sincronizados para uma tela de proporções gigantescas e extremamente curva, com um arco de 146°. Em toda a história do cinema, a busca por novos espetáculos que proporcionassem uma experiência para além do filme, foi uma constante. Sob esta perspectiva, o chamado ‘Cinerama’ entrou para a lista das possibilidades que o ambiente escuro da sala de cinema poderia proporcionar. Originalmente, o cinerama envolvia uma complexa aparelhagem que contava com três projetores em meio arco, tela convexa e som estereofônico. Hoje, o cinema continua a explorar novos formatos de exibição, ampliando a performance de equipamentos, tanto visuais quanto sonoros, sugerindo ao espectador outras perspectivas para uma linguagem que se renova a cada novidade tecnológica.

Neste projeto, a proposta compõe uma programação híbrida que convida o espectador para experiências que exploram uma arquitetura curva, fechada, solicitando um ‘estar dentro’. As apresentações são dispostas sob o formato deste novo lugar; que adentra, envolve e aproxima. Neste espaço, acontecerão apresentações de cine-dança, registro de processos, exibições de filmes e também performances audiovisuais, com imagens e sons manipulados ao vivo, explorando a arquitetura do Espaço Arena.

Na terça, dia 24, três apresentações dão início ao projeto. Às 18h, acontece a exibição da videoperformance ‘Siga-Me’, de ‘Cynthia Domenico’. Às 19h, ‘Visualflux’ apresenta o ‘Coletivo [:a.cinema:]’, performance audiovisual de 50 minutos. Já às 20h, o filme ‘Drácula de Bram Stoker’ de ‘Francis Ford Copolla’, narra a tradicional história de um líder guerreiro que perambula por séculos como um morto-vivo após perder a mulher que amava.

Na quarta, dia 25, os destaques são ‘Trilogia da Noite’ às 18h, ‘Turbulência’ às 19h e ‘Onde Vivem os Monstros’ às 20h. No feriado da próxima quinta, o destaque é para ‘Vinícius Cardoso’ das 18h às 19h. ‘Raffab Ajá’ às 18h, ‘Ilusionismo’ às 19h e ‘O Grande Hotel Budapeste’ às 20h são os destaques da sexta, dia 27. No sábado e domingo, dias 28 e 29, o projeto tem sequencia com as exibições ‘Enquanto Seu Lobo Não Vem’ às 18h, ‘Kosmos & Arredores’ às 19h e ‘Fluente’ às 22h. ‘Cracá’ do performer Felipe Julián encerra o projeto no domingo, às 18h.

Todas as atividades são gratuitas. Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente