‘Maratona Histriônica’ ocupa CIS-Guanabara com dois espetáculos teatrais

Alma Boa 2 - Créditos Ricardo Banin (640x425)De 7 de abril a 1º de maio de 2016, a Maratona Histriônica, uma realização da Cia. Histriônica de Teatro, ocupará o CIS-Guanabara, em Campinas, com apresentações de dois de seus espetáculos em repertório.

As apresentações serão semanais, de quinta a domingo – às quintas e sextas-feiras será apresentado o espetáculo “A Procura de Emprego” e, aos sábados e domingos, “Alma Boa – Uma parábola chinesa”, sempre às 20h30. O grupo, formado no distrito de Barão Geraldo, pretende conhecer e trocar mais com o público de Campinas, além de ampliar o leque de eventos artísticos oferecidos à população.

Todas as atividades serão divulgadas na página do grupo nas redes sociais.

O espetáculo “Alma Boa – Uma parábola chinesa”, dirigido por Dirceu de Carvalho e com direção musical de Henrique Cantalogo, é baseado na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht e busca refletir sobre a necessidade e a possibilidade de se ser bom no mundo como ele está, partindo de nosso contexto socioeconômico atual e das relações entre indivíduo, coletivo e meio em que estão inseridos.

Três misteriosos deuses chegam na antiga capital de Setsuan em busca de alguém a quem pudessem chamar de “alma boa”. Já desiludidos, encontram a prostituta Chen Te, uma moça bondosa que oferece sua casa como hospedagem. Revelando os conflitos da protagonista Chen Te, o elenco materializa uma cidade chinesa fictícia – Setsuan – que aos poucos se mostra muito semelhante a nossa própria realidade.

A encenação instaura um espaço de jogo, onde os atores assumem diferentes personagens a partir da dinâmica de construção e desconstrução dos aspectos físicos que compõem cada tipo e utilizam da versatilidade proporcionada pela indumentária e pelo cenário, todos os elementos contribuindo para evidenciar a teatralidade do espetáculo. A música, executada ao vivo por Henrique Cantalogo e Felipe Macedo, assume papel ativo na condução da narrativa.

“Alma Boa – Uma parábola chinesa” pretende oferecer uma experiência teatral baseada na tradição brechtiana de encenação e visa, primordialmente, proporcionar ao público diversão e um convite à reflexão.

FICHA TÉCNICA
Direção: Dirceu de Carvalho
Direção Musical: Henrique Cantalogo
Elenco: Ana Carolina Salomão, Beatriz Coimbra, Carolina Banin, Isabela Basso, Lucas Sequinato, Luiza Moreira Salles, Virgílio Guasco, Vitor Biazzin
Concepção Original: Matteo Bonfitto
Músicos: Felipe Macedo e Henrique Cantalogo
Figurino: Warner Reis Junior
Cenografia: Thalita Castro
Arte: Virgílio Guasco
Design Gráfico: Afonso Neto

aprocuradeemprego_ Créditos Laura Françozo (640x424)Escrita na década de 70, a peça “A Procura de Emprego”, do dramaturgo francês Michel Vinaver, permanece de uma atualidade espantosa ao trazer à cena temas que dizem respeito diretamente à realidade contemporânea brasileira e mundial: os direitos humanos, o aborto, o racismo, a superficialidade das relações humanas, a desvalorização da mão-de-obra do trabalhador de meia idade, o desmantelamento da estrutura familiar tradicional, a solidão do indivíduo nas grandes cidades e a hipocrisia de uma classe média retrógrada e decadente.

Em cena, o desempregado Fage, um diretor de vendas, procura uma nova colocação. Uma entrevista entre o candidato e o empregador Wallace atravessa os acontecimentos, permeando as relações entre Fage, sua filha Nathalie e sua mulher Louise, em situações espacial e temporalmente deslocadas.

A busca do protagonista, pontuada por perguntas invasivas e absurdas, é intensificada pelo confronto com sua filha esquerdista, e pela pressão indireta de sua mulher que não lida bem com a perda do filho. É um universo vivido por pessoas que perseguem suas pequenas esperanças.

O espetáculo, que estreou em 2015, tem direção de Isa Kopelman.

FICHA TÉCNICA
Direção: Isa Kopelman
Dramaturgia: Michel Vinaver
Tradução: Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald
Elenco: Ana Gabi, Bruna Luiza Munhoz, Júlia Munhoz, Marana Delboni, Vitor Biazzin
Figurino e Fotografia: Laura Françozo
Identidade Visual: Chi Odashima
Design Gráfico: Afonso Neto
Consultoria em Produção: Daniele Sampaio e SIM! Cultura

MARATONA HISTRIÔNICA
Quando: de 07/04 a 01/05/2016
Quintas e sextas: “A Procura de Emprego”
Sábados e domingos: “Alma Boa – Uma parábola chinesa”
Todas as apresentações acontecerão às 20h30.
Onde: CIS – Guanabara.
R. Mario Siqueira – Botafogo, Campinas – SP
Estacionamento gratuito no local.
Retirada de ingressos no local uma hora antes do início do espetáculo. Ingressos no chapéu.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente