Senador Randolfe Rodrigues faz autora do impeachment assumir que é um golpe

Miguel Reale e Janaína Paschoal

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) fez a autora do pedido de impeachment, a jurista Janaína Paschoal, assumir sem querer que o processo de impeachment é um golpe de Estado. Ela  foi “enrolada” pelo senador durante a sessão para ouvir as pessoas que fizeram a denúncia do impeachment na comissão especial, que terminou na madrugada desta sexta-feira.

Por volta de 1h, Randolfe fez uma explanação apresentando a edição de decretos de créditos suplementares específicos e pediu a opinião de Janaína sobre tais atitudes. Ela defendeu que as ações configuram crime de responsabilidade e devem ser punidos com o impeachment. Em seguida, o senador tomou a palavra: “Muito bem, fico feliz com sua opinião, porque a senhora acabou de concordar com o pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer. Essas ações que eu li foram tomadas pelo vice”, disse.

Ou seja, Janaína assumiu o casuísmos do processo. O impeachment se transformou em um processo de exceção visto que a legislação se aplica apenas a presidente da República e não ao vice-presidente e nem a governadores de estados que assinaram créditos suplementares.

Constrangida e sem saber o que fazer, Janaína tentou se explicar, já que horas antes ela afirmou que não havia indícios suficientes para pedir o impeachment de Michel Temer. “O vice-presidente assina documentos por ausência do presidente, por delegação. Neste caso, não há o tripé de crimes continuados e intercalados entre si”, argumentou. Ou seja, foi ‘sem querer querendo’ que o Temer assinou os decretos de créditos suplementares. Segundo a jurista Janaína, Temer não pode ser responsabilizado pelo que assina!

Janaína também afirmou que trabalhou no governo de Geraldo Alckmin, em São Paulo, e que recebeu R$ 45 mil do PSDB para elaborar um parecer, mas enfatizou que o impeachment é apartidário.

Recent Posts

Feira da Reforma Agrária terá shows de Linn da Quebrada, Chico César e Juliana Linhares

A música ocupa lugar de destaque na programação cultural da 3ª Feira da Reforma Agrária…

11 hours ago

Cineteatro exibe animação premiada, curtas e drama sobre a contaminação por agrotóxicos

"Citrotoxic" (foto divulgação) Uma animação nacional premiada, curtas produzidos no interior paulista e um drama…

11 hours ago

Estudantes indígenas da Unicamp fazem ato contra violência política e racista após eleição de Lula

(imagem reprodução) Estudantes indígenas da Unicamp realizam nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, às 10h,…

12 hours ago

Fantasia neurótica do bolsonarismo, Paraguai tem grave crise e renúncia do presidente Santiago Peña

(foto reprodução - video protesto) A renúncia do presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciada nesta…

13 hours ago

Exposição apresenta a pintura intempestiva de Egas Francisco no Centro de Convivência

(foto denise jardim - divulgação) Marcada pela liberdade de criação e pela experimentação com cores,…

16 hours ago

BikeCine, cinema movido a pedaladas, terá sessão gratuita em Campinas no fim de semana

(foto divulgação) O BikeCine, circuito itinerante de cinema gratuito que usa a energia gerada pelo…

16 hours ago