A tentativa de golpe parlamentarista, patrocinada por Eduardo Cunha, Michel Temer, ambos do PMDB, e Aécio Neves (PSDB), associada a perseguição jurídica sofrida pelo ex-presidente Lula na Lava Jato tiveram um efeito contrário ao esperado pelos conservadores brasileiros.
É o chamado efeito bumerangue. Os brasileiros parecem ter percebido a sintonia e as ações Sérgio Moro contra o PT. Coincidentemente, na mesma semana saiu pesquisa da queda de popularidade do juiz Sérgio Moro.
Em pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha, o ex-presidente Lula (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) lideram a corrida eleitoral para presidente da República em 2018.
A pesquisa foi um balde de água fria no PSDB, que nos últimos anos se associou a setores golpistas de extrema direita. Em todos os cenários, o senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin e o também senador José Serra têm demonstrado tendência de queda nas intenções de voto.
Segundo nova pesquisa Datafolha, em três dos quatro cenários eleitorais pesquisados, Lula e Marina estão empatados dentro da margem de erro. Em apenas um, o ex-presidente lidera.
PS: O gráfico do Datafolha mostra a incrível subida de Marina Silva de 23% para 23%. Observe.
O Lula é como bolo, batendo nele ele cresce, podem continuar, daqui a pouco já no primeiro turno ele ganha.