Pesquisa Datafolha da última semana mostrou algo curioso. A população que é contra o impeachment é maior do que o número de pessoas que votaram na presidente Dilma Rousseff (PT) nas últimas eleições.
Não entra nesse cálculo a questão jurídica das ‘pedaladas fiscais’, que caracteriza o impeachment como um golpe parlamentar. Menos ainda o fato de o impeachment estar sendo levado a cabo por uma trupe de réus comandada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A análise aqui é apenas de números apresentados pela pesquisa e parte do princípio de que os números são um retrato da realidade sem manipulação por parte do instituto.
Nas últimas eleições, 2014, contra Aécio Neves (PSDB), Dilma teve 54,5 milhões de votos. Aécio teve 51 milhões.
Segundo a última pesquisa Datafolha, 27% dos entrevistados são contra o impeachment. Isso representa um volume de exatamente 55,3 milhões de pessoas. Um número um pouco superior aos 54,5 milhões de votos recebidos por Dilma. Essa é a porcentagem sobre a população do Brasil. Veja aqui em tempo real a população do Brasil.
Se forem acrescidos os indiferentes e os que não sabem, isto é, pessoas que não apoiam o impeachment, o número fica superior em 11 milhões. Ou seja, 65,6 milhões de pessoas não apoiam o impeachment.
Isso demonstra o quão complexa e ideológica se apresentam tais pesquisas de opinião. A pesquisa Datafolha diz que entrevistou 2.794 eleitores em 171 municípios de todo o país.
Esses eleitores não representam o número de votantes, mas números da população, visto que os votantes só se realizam no exercício do direito ao voto. São, na verdade, potenciais eleitores e não eleitores de fato. Por isso, o instituto Datafolha e a notícia da pesquisa dizem que “68% da população” são a favor do impeachment.
Não se pode substituir índices por votos estabelecidos nas urnas, mas é interessante notar a semelhança entre os votos de Dilma e o número dos que são contra o impeachment. No entanto, a pesquisa praticamente triplica na população o número de votos dados a Aécio Neves em relação aos que querem o impeachment. Segundo o instituto, perto de 140 milhões de pessoas são a favor do impeachment.
Nesse sentido, a pesquisa torna-se eficiente como pressão política para o impeachment. Isso porque os números do Datafolha falam em nome de uma população que se recusou a participar das regras democráticas nas eleições ou de pessoas que não estavam habilitadas, por exemplo, menores de 16 anos.
No fundo, a pesquisa mostra que, anulando o processo democrático e o substituindo por um levantamento de uma empresa privada, a população apoia o impeachment.
140 milhões de pessoas são a favor do impeachment? Estão contando crianças e bebes?
Por tudo que Dilma fez, ampliando o número de creches para os municípios , aprovando leis a favor das crianças antes mesmo que elas conhecessem este mundo louco como incentivo ao pré natal, campanhas de vacinação de mães grávidas , Brasil carinhoso , fica clara sua opção pelas nossas crianças.Se elas votassem , estariam com Dilma , pois no governo FHC elas não eram nem contabilizadas no FUNDEF. É a partir do FUNDEB , governo LULA que elas entram para a estatística das escolas.
Copiando o texto acima…por favor leiam o texto todo:
“Esses eleitores não representam o número de votantes, mas números da população, visto que os votantes só se realizam no exercício do direito ao voto. São, na verdade, potenciais eleitores e não eleitores de fato. Por isso, o instituto Datafolha e a notícia da pesquisa dizem que “68% da população” são a favor do impeachment.” kkkkkkkk
a contagem é igual cesta fora do garrafão no basquete, cada voto vale por 3. kkkkkkkkkkk Dilma da Zueira
Por acaso estão contando crianças nessa historia?
Bebesse foi?
Se estão contando crianças e bebes, a metodologia foi utilizada por ambos os lados.
Isso me parece uma notícia totalmente manipulada , partindo do princípio que a Dilma Rousseff ganhou as eleições , logicamente ele teve a maioria dos votos , uma notícia com esse enunciado , deixa a entender que a população e contra o impeachmen , e só no final da reportagem eles demostra que é o inverso
Defender a democracia transcende a disputa de partidos de oposição. MEUS DIREITOS ESTÃO EM RISCO.
Bora defender a democracia, ocupar as ruas. Todo o dia é dia de MOBILIZAÇÃO o/
#NãoVaiTerGolpe
#OPovoQuerDemocracia
Nao vai ter golpe!
A DATA FOLHA COMO SEMPRE, ESTA MANIPULANDO O RESULTADO DAS SUAS PESQUISAS, QUE NO MEU PONTO DE VISTA ,NÃO SÃO MUITO CONFIÁVEL.NA ÉPOCA DAS ELEIÇÕES , A MESMA DISSE QUE O CANDIDATO AÉCIO NEVES IRIA VENCER A MESMA,E GRAÇAS AO BOM DEUS ELE FOI DERROTADO.O “DATA FALHA”,ESTA QUERENDO APLICAR UM GOLPE NO POVO BRASILEIRO.#PRONTOFALEI #ACEITADILMAVEZ #NÃOVAITERGOLPE #LULAPRESIDENTEEM2018
Onde foi feita a pesquisa, na região nordeste?
Vc acha q o povo do Nordeste não tem opinião mano?
Claro, onde se pensa é no nordeste, prova q nunca pensamos votar num “tiririca”.
Ah foi data folha? Tá explicado a ilusão! pra iludir os alienados…kkkkk
Esse governo errou muito, mas esse impeachment eh claramente um golpe.
Eu duvido que a população esteja apoiando o “impeachment”, por mais alienada que a pessoa seja. Todos sabem, desde funcionários públicos federais, estaduais e municipais, trabalhadores, esse impeachment resultará em retirada de direitos trabalhistas, arrocho salarial, mudança da partilha do Presal e muito mais. Todos sabem que haverá algum tipo de perda. Essa matéria é pra desqualificar as manifestações contra o impeachment que estão crescendo a cada dia. Experimenta conversar com uma pessoa ao seu lado na rua e pergunte pra ela se é a favor do impeachment, eu sempre faço, e a resposta é: – “com a Dilma está ruim, sem ela será muito pior”.
Esses dados que ora leio do Dafolha e de outros institutos de pesquisas, eu já imaginava e comentava no face, pois, sem fazer nenhuma pesquisa, e somente no dia a dia das conversas politicas já tinha chegado a essa conclusão há tempo, e por uma questão óbvia e de lógica,então, vejamos : Qualquer pessoa que não chegue a ter ódio da Dilma e nem tão pouco do PT e que nunca tenha votado no partido, nem nela e nem no lula e que seja apartidário, em sua sã consciência, não quer o impeachment, até porque remédio pra governo ruim são novas eleições, daí a justificativa do acrescido do numero de pessoas em relação aquele numero que nela votou, porque, quem não votou nela em 26/10/2014 já lhe deu o impeachment, e querem lhe dar agora pela segunda vez!!!!!. Simples, assim!!!!!!!!……..Tenho dito