Grupo pernambucano ‘Quarteto Olinda’ mostra a tradição do forró de rabeca

No próximo sábado, dia 5, o grupo musical ‘Quarteto Olinda’ faz uma apresentação gratuita a partir das 16h30 na Área de Convivência do Sesc Campinas.

Formado há mais de 10 anos, o grupo pernambucano mantém a tradição do forró de rabeca, tendo bebido direto das fontes de mestres pernambucanos como Salú, Biu Roque e Biu Alexandre. Por isso, o rabequeiro Cláudio Rabeca transita com desenvoltura entre o forró, o cavalo-marinho e outros gêneros tradicionais de Pernambuco. Com isso, a rabeca assume não apenas as funções melódica e rítmica, mas também harmônica do grupo, substituindo a sanfona, instrumento que predominou no forró, especialmente naquele feito fora do Nordeste.

Já no domingo, às 10h, a dupla ‘Craveiro e Cravinho’ mostra ao público repertório voltado para a música de raiz. Nascidos na cidade de Pederneiras/SP, filhos de violeiro e catireiro, a dupla começou a se apresentar cantando na rádio Cultura de Pederneiras, mas foi em Piracicaba que se tornaram uma das duplas mais conhecidas do país. Neste show, relembram o início da carreira, causos e fatos curiosos e apresentam seus grandes sucessos.

As duas apresentações são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente