O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou esta semana na Câmara de Campinas uma convocação para presidente do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, Marcos Pimenta, para esclarecer a falta de funcionários na unidade e os problemas na assistência médica prestada pelo hospital. O pedido deverá ser votado na sessão ordinária de segunda-feira (04/04).
Quando um paciente chega para ser atendido, a média de espera é de 12 horas, e alguns casos a espera chega a 16 horas. Até receber medicação, depois do atendimento, o paciente chega a aguardar seis horas. “E por que isso ocorre? A prefeitura decidiu diminuir horas extras. Consideramos respeitável essa ação, porque o profissional já está cansado. Mas já que fez isso, a reposição precisa ser feita, o que não ocorreu na saúde”, afirmou Tourinho.
De acordo com o vereador, o cargo de técnico de enfermagem está com deficit de até 100 pessoas para um mínimo de atendimento com qualidade. Nesta semana, por exemplo, o hospital cancelou dez cirurgias por falta de profissionais.
“O Pronto-socorro Infantil, na parte da noite, está ficando sem o profissional de raio x. Uma assistente social é recrutada para cuidar da unidade toda, e às vezes, nem isso. O desgaste eleva o risco de erro, e isso deve ser evitado”, explicou Pedro Tourinho. (Carta Campinas com informações de divulgação)
O atual Secretário de RH e ex-coordenador do Sindicato dos Servidores, Sr. Marionaldo Maciel, que durante muito tempo se intitulou representante dos trabalhadores do H. Dr. Mario Gatti também tem se mantido omisso. Parece que seu objetivo era apenas conseguir “uma boquinha” (como gostava de acusar antigos companheiros). Se não tem competência para encaminhar uma solução adequada ao problema, que tenha ao menos a dignidade de pedir exoneração do cargo!