A deputada federal Luiza Erundina filiou-se ao PSOL, neste domingo (13), em evento na capital paulista com as direções municipal e estadual do estado, o deputado Ivan Valente, o vereador Toninho Vespoli e militantes do partido.
Com a mudança, o PSOL terá seis representantes na Câmara dos Deputados, ao lado de Chico Alencar, Edmilson Rodrigues, Glauber Braga, Ivan Valente e Jean Wyllis.
A deputada deixou o PSB na última quarta-feira (09). Na ocasião, justificou que trocava a legenda por “divergências ideológicas”. Entre um dos motivos para a decisão foi a ida da legenda para a oposição, anunciada na primeira semana de março, no mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, em fase da Operação Lava Jato.
A deputada também discordava de decisões do partido em votações de projetos na Câmara. A saída do PSB também foi acelerada pela “janela partidária”, que permite a troca de parlamentares de legendas sem a perda do mandato até o dia 18 de março. Por articulação de Ivan Valente, Erundina escolheu o PSOL, enquanto se dedica à construção do RAIZ – Movimento Cidadanista, partido que quer criar, ainda em fase de coleta de assinaturas.
“Era preciso descobrir uma nova forma de fazer o sonho do socialismo. Sonho e utopia não podem se cumprir no tempo de uma vida. Sonho é alimentar para além do nosso tempo e existência. (…) Raiz e PSOL nos fazem ter esperança e acumular forças para superar a crise que estamos enfrentando”, disse Erundina em sua página no Facebook.
Em nota, o PSOL informou em seu site que a “proximidade política de Luiza Erundina com o PSOL não é de hoje”. “A deputada é parceira de longa data do partido em temas como a Reforma Política, a democratização da mídia, os direitos das mulheres e a educação”, publicou. (Do GGN)