A famosa Lista de Furnas, que está engavetada pelor procurador Geral da República, Rodrigo Janot, há pelo menos um ano, está no centro de um escândalo que provocou o processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Pelo menos desde 2012, sabe-se da lista e nada foi investigado até o momento. Uma das blindagens no judiciário pode estar relacionada à presença do nome do ministro do Supremo, Gilmar Mendes, como possível beneficiário do esquema de corrupção. Segundo a lista, ele teria recebido pelo menos R$ 185 mil quando era da Advocacia Geral da União (AGU), durante o governo tucano de FHC. O esquema foi denunciado pela revista Carta Capital.
A lista de Furnas já foi confirmada e citada várias vezes nas delações da Lava Jato, mas não há interesse em investigá-la. Como delatou o senador Delcídio do Amaral (PT e ex-PSDB), a briga entre Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Dilma começou porque Dilma acabou com o esquema de corrupção em Furnas.
Mas não era só Cunha que recebia dinheiro de Furnas. Segundo delação da Lava Jato, Aécio Neves (PSDB) recebia um terço de toda a corrupção na empresa estatal de energia elétrica.
Parece razoável o ódio de Aécio, Cunha e Gilmar Mendes ao PT. Mesmo sendo ministro, Gilmar Mendes não esconde sua atuação política e partidária contra o PT em declarações e nos autos dos processos. Sua postura é muito diferente da do juiz Sérgio Moro, que participa de eventos tucanos, mas finge ser apartidário.
O problema de Rodrigo Janot é que, se aceitar a denúncia contra Aécio, automaticamente torna a Lista de Furnas como prova, o que colocaria Gilmar Mendes também como possível réu.
A Lista de Furnas está metodicamente organizada e foi já assunto de documentário.
Sob o enunciado “relatório de movimentação financeira da campanha da reeleição do governador Eduardo Brandão de Azeredo”, são perfilados em ordem alfabética doadores da campanha e os beneficiários dos recursos. Eduardo Azeredo (PSDB) foi condenado a 20 anos de prisão por corrupção.
A lista tem quase 30 páginas, escoradas em cerca de 20 comprovantes de depósitos que confirmam boa parte da movimentação financeira. Os repasses foram feitos por meio do Banco de Crédito Nacional (BCN) e do Banco Rural, cujos dirigentes foram réus do “mensalão” petista.
http://www.conjur.com.br/2015-out-06/ofensas-gilmar-mendes-custam-500-mil-carta-capital
É Carlito. O ministro acionou a Justiça na certeza da ausência de investigação em Furnas. Mas se for aberta qualquer investigação. Ele deverá pagar caro.
COMO QUE NOS CONFIAREMOS NA JUSTICA DESTE PAIS
Acho que isso tem que ser divulgado, tem que cobrar das autoridades essa investigação, tem que fazer o povo saber disso. Os golpistas estão fazendo o que querem e vão sair impunes, mesmo que estejam envolvidos até o pescoço.
Amigo Otaviano, bem colocado a sua observação, estamos de olho nestes acontecimentos, se estes GOLPISTAS sairem impunes, vamos ter uma revolução neste país, e aí vamos ver quem tem farinha no saco.
Caro colega, o prefeito de Cuiabá, o senhor Mauro Mendes é irmão de Gilmar Mendes… dias atrás ele foi condenado por fraude de leilão de uma mineradora do MT, no valor de 700 milhões…. se tem a história do outro irmão na cidade de Diamantino, cidade em que a família Mendes toma conta como sendo o curral de seus bois… ele seria diferente dos irmãos, porque?
Muito, NATURALMENTE!…
É o Brasil dos safados o corrupito é o ministro que abre e encerra na mesma hora a investigação no supremo como pode uma coisa dessa??????????????????????????????
Cadê a OAB? Porque não se manifestam? Estão coniventes? Ou também acovardados?
Eu creio que o nosso pais so vai dar certo se fizermos igual a síria ou libanos anos atrás, acabar com tudo e depois reconstruir, porque se não essa gangue da elite vai lascar toda a população pois estão fazendo o que querem e bem
na hora que querem, veja ai quem é o relator do orçamento um rato ligado ao cunha, quem é o líder do governo um
camundongo ligado ao cunha, quem temer escroquer colocou na casa civil como advogado um ligado ao cunha, então brasileiros é hora de nos entramos de cabeça nessa guerra com eles.que tal?
Tens toda a razão! Vamos lá!
Eu também penso bem isso….porque a OAB não toma a frente….penso que esse órgão teria muita força para precionar o supremo a cumprir a lei.
#GilmarMendesSTFNãoéILIBADO !!!
Bem assim!!!!!
Gente, pra aniquilar tudo no BRASIL, e recomeçar do zero, temos que termos mecanismos radicais, saindo da zona de conforto da Internet, pra lutarmos de fato. Quando falam sobre os golpistas saírem ilesos, veremos o final de tudo isto? Onde, quando, em que tempo, depois de que, do que, com quem, pra quem..? O golpe é contra nós, trabalhadores assalariados sofridos, que pelas perspectivas morreremos trabalhando, tendo o único direito que é pelo menos arrumarmos uma vaga no mercado de trabalho, sem planos de saúde, sem sus, sem segurança, sem garantias constitucionais e finalmente sem alcançarmos a tão sonhada aposentadoria. Não se iludam amigos, a briga entre os poderes não é por nós, são por interesses escusos e pessoais, alterando as leis,
só prejudica o trabalhador, isto é a massa, o povão que somos todos nós. COMO LUTAREMOS????????
São todos farinha do mesmo saco.
.
A LISTA DE FURNAS
.
Você sabe o que é a Lista de Furnas?
Se não sabe não tem problema
Vou explicar-lhe essa história turva
Através dos versos deste poema
No ano de 2002 os tucanos
Para atingirem os seus planos
Usaram criminosas artimanhas
Com o objetivo de arrecadar
Recursos para financiar
As suas caras campanhas.
.
O esquema previa o repasse de verbas
Obtidas por meio de licitações sem par
Que eram superfaturadas da empresa
Furnas Centrais Elétricas S.A
Na ocasião Aécio era candidato
A governador do Estado
De Minas Gerais
Alckmin concorria em São Paulo
E José Serra ao Planalto
Se esforçava para chegar.
.
Segundo a Procuradoria da República
Tal esquema rendeu milhões de reais
Àqueles que obtinham vantagens espúrias
Através de um fundo que beneficiava mais
De cento e cinquenta políticos criminosos
Que tiveram os seus nomes expostos
Na famosa Lista de Furnas a qual
Foi revelada por Nilton Monteiro
O delator do mensalão mineiro
Sem ter conseguido destaque em jornal.
.
Nilton Monteiro em seu depoimento
Revelou à Justiça de forma cabal
Que os empresários cujo intento
Fosse atuar na empresa estatal
Teriam que contribuir com o fundo
Caso contrário ninguém neste mundo
Lhes daria espaço na empresa
E assim os tucanos enchiam o papo
Com milhões de reais que de fato
Faziam falta na nossa mesa.
.
Tal lista foi entregue à Policia Federal
Que atestou a sua autenticidade
Através de um laudo pericial
Confirmando a contabilidade
De cinco milhões para Aécio Neves
E Alckmin embolsou seus nove
Milhões de origem desonesta
Sete milhões foram para Serra
Aloysio Nunes, Zezé Perrella
E vários outros fizeram a festa.
.
Muitas empresas que estão envolvidas
Nos escândalos da Lava Jato e do Metrô
Também foram participantes ativas
Da lista que este poema ilustrou
Então agora só nos resta torcer
Para que a justiça comece a ser
Aplicada de forma ampla e irrestrita
Senão chegaremos à triste conclusão
De que os magistrados desta Nação
Têm seus nomes em outras listas.
.
Eduardo de Paula Barreto