Boa Companhia faz última temporada do espetáculo ‘Primus’

Na próxima quinta (03) e sexta feira (04), às 21h, no Teatro Municipal Castro Mendes, a Boa Companhia realiza a última temporada do espetáculo “Primus” em Campinas.

Baseado no conto “Comunicado para uma Academia”, de Franz Kafka, datado de 1917, o espetáculo conta a história de um macaco que, para garantir seu lugar ao sol, aprendeu a ser homem e tornou-se um popstar do teatro de variedades. Os atores, ora feras amestradas, ora amestradores, cantam, tocam e sapateiam. Afinal, todos precisamos de um lugar ao sol. Enquanto ainda há sol.

O conto, escrito na primeira pessoa pelo personagem-narrador, em forma de um relato, narra a história de um macaco que após ser caçado e capturado consegue transformar-se em humano e relata a uma academia de ciências como aprendeu a falar e comportar-se como gente. Só que, no caso, comportar-se como um humano significa aprender a cuspir, fumar e se embriagar – comportamento que nosso personagem aprende às custas de queimaduras e chicotadas. Duas alternativas de sobrevivência lhe são oferecidas: o jardim Zoológico ou o show business (teatro de variedades); ele escolhe o show business.

Questões filosóficas relativas à superioridade do ser humano frente à natureza, os limites entre natureza e cultura, a necessidade de submissão e consequente perda da liberdade para fazer parte do show da “civilização”, o humano como reino da necessidade e não da liberdade, são alguns dos questionamentos trazidos pelo conto.

O espetáculo se mantém em cartaz há 17 anos, já circulou por importantes palcos nacionais e internacionais e foi visto por mais de 30 mil pessoas pelo Brasil e pelo mundo. No Brasil, circulou todos os estados das cinco regiões brasileiras. No exterior se apresentou em países como Portugal, Alemanha, Rússia, Marrocos e Cuba, e recebeu importantes prêmios em Festivais nacionais e internacionais.

A estreia aconteceu na Estação Cultura em outubro de 2002, onde hoje é a Sala dos Toninhos e na época funcionava a Confraria da Dança, dos dançarinos Diane e Marcelo Delábio Rodrigues. Marcelo lembra com detalhes deste começo: “me lembro como se fosse hoje da estreia na primavera de outubro, não havia editais, ficamos de quinta pra sexta até 1h da madruga afinando luz, som, a caixa debaixo da arquibancada e sessão fotográfica, tinha que revelar e imprimir as fotos pra daí levar aos jornais, era no século XX ainda”.

Os ingressos custam 40,00 inteira e 20,00 meia e podem ser adquiridos na Banca Central em Barão Geraldo e na bilheteria do Teatro à partir das 16h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica:
Direção: Verônica Fabrini
Elenco:
Alexandre Caetano
Eduardo Osorio
Daves Otani
Moacir Ferraz
Produção: Cassiane Tomilhero e Isabela Razera

PRIMUS
Quando: 03 (Quinta-feira) e 04 (Sexta-feira) de março de 2016
Horário: 21h
Onde: Teatro Municipal Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial, Campinas – SP)
Ingressos: 40,00 (inteira) e 20,00 meia entrada – à venda na Banca Central em Barão Geraldo e na bilheteria do teatro)
Duração: 60 minutos
Indicação Etária: 14 anos

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

2 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

8 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

9 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

10 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

10 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

10 hours ago