Atolado em inúmeros caso de corrupção, inclusive a hedionda corrupção da merenda escolar que era executada de dentro do Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou, em Brasília, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode usar de “subterfúgios” para fugir da Justiça. Ao comentar a deflagração de nova etapa da Operação Lava Jato, que cumpriu mandado de condução coercitiva para Lula prestar depoimento à Polícia Federal em São Paulo, Alckmin disse que “ninguém está acima da lei”.
“O presidente Lula se vangloriava de que, pela primeira vez na história do Brasil, a polícia tem independência para poder investigar. Então não pode agora usar de subterfúgios para fugir da Justiça. Isso é inadmissível”, disse. Alckmin conversou com jornalistas no Palácio do Planalto, após participar de reunião, junto com outros governadores, com a presidenta Dilma Rousseff. Ele defendeu a celeridade de processos como a votação do processo de impeachment e a análise das contas de Dilma no Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo o governador de São Paulo, acelerar essas decisões é necessário para que o país saia do que chamou de “impasse” e “espiral de grande recessão”. “O país dará um grande demonstração de maturidade e de fortalecimento das instituições se investigar, punir, cumprir a constituição e tudo funcionando. Não pode parar o país e agravar ainda mais o quadro econômico”, afirmou.
Ao ser indagado a quais subterfúgios se referia, o governador paulista afirmou: “Você querer dividir o país, a nação, não é adequado. Todo cidadão acusado tem que prestar contas, se defender e tem que ter o direito de defesa. Mas não pode usar de subterfúgio para querer dificultar a ação investigatória ou judicial”, disse Alckmim.
Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, disse que o governo federal considera a condução coercitiva do ex-presidente como um ato “desproporcional e abusivo”. ‘Em um país democrático, as instituições de controle devem atuar com total liberdade para investigar irregularidades. O combate à corrupção, no entanto, não pode ser feito a qualquer custo. Ao mesmo tempo em que garante a autonomia dos órgãos de fiscalização, a Constituição também impõe o respeito aos direitos dos investigados”, escreveu Wagner.
Já o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ter recebido a notícia com “indignação”, e garantiu que Lula “jamais se negou” a prestar esclarecimentos. “Defensor que sou do estado democrático de direito, repudio o exagero cometido neste ato e reafirmo meu total apoio e confiança no ex-presidente Lula, de quem acompanho a vida pública e sou companheiro há mais de 40 anos. Lula teve toda uma vida pública comprometida com os direitos e garantias individuais, foi um dos melhores presidentes de nossa história e merece respeito”, declarou.
Exatamente isso! Ninguém está acima da lei, porém, a justiça precisa tratar a corrupção de forma igualitária, independentemente de siglas partidárias. Não é o que estamos presenciando neste país, sobretudo nos casos onde pessoas do psdb são citadas o comportamento tem sido bastante diferente dos demais, uma vez que para ter corrupção tem que haver corrupto e corruptor, mas para o psdb essa regrinha não vale e todos são inocêntes e somente as empresas são acusadas. Será que é normal nas formas de administração da coisa pública por esse partido, ter pessoas tão despreparadas para cuidar de licitações, cuja as cifras são bilhonárias e de fácil manipulação pelas referidas empresas? Estou me referindo ao trensalão de sp e o mais recente escândalo, o da merenda escolar, segundo consta articulado dentro da casa civil do governo de sp. Isso é muito grave e merece uma resposta não só desse governo, mas também da justiça ao povo de sp. Por outro lado, quanto a aceleração do processo de afastamento da presidenta para que o país volte a normalidade, é no mínimo um equívoco, pois esse processo tem sido articulado incansavelmente pelo psdb, através do candidato derrotado nas últimas eleições presidencias, juntamente com os seus aliados que não fizeram absolutamente nada, a não ser a desqualificação de um governo legítimamente eleito, causando danos irreparáveis ao país e consequentemente ao povo brasileiro, que devido a tudo isso estão perdendo os seus sagrados empregos. É simplesmente lastimável!!!
Você já esta
pelo lado do banco do Brasil como assessor é por isso que você e muitos estão gostando de dilma no poder juntos dos ladras do PT
E nenhum repórter presente questionou a hipocrisia.
Geraldo e PRÓPRIO verme do lôdo!!!!!!
Estranho os “revoltados ” de plantão não se importarem com desvios de merenda de criança
o pau qui dar em chico tem qui dar em francisco, porque com tantos individos suspeito de crimes só os membros do PT são perseguidos?isso pode ficar insustentável
se isso continuar justiça não tem cor partidária…
O sujo falando do mal lavado… Kkkk Vc, ainda vai quebrar a cara!
Que se pode esperar de um “Pinóquio ?
É tudo FARINHA DO MESMO SACO! ALCKMIN = LULA = DILMA!!!