O procurador geral da República, Rodrigo Janot, solicitou na tarde desta quarta-feira,16, ao Supremo Tribunal Federal o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ). O afastamento seria do cargo de deputado federal e, consequentemente, das funções na Presidência da Casa, segundo informou o jornal Estado de S.Paulo.
O pedido foi protocolado no gabinete do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte, e deve ser analisado em plenário pelos 11 ministros do Tribunal.
De acordo com a reportagem, Janot lista uma série de eventos que indicam suposta prática de “vários crimes de natureza grave” com uso do cargo a favor do deputado, integração de organização criminosa e tentativa de obstrução das investigações criminais.
“O Eduardo Cunha tem adotado, há muito, posicionamentos absolutamente incompatíveis com o devido processo legal, valendose de sua prerrogativa de Presidente da Câmara dos Deputados unicamente com o propósito de autoproteção mediante ações espúrias para evitar a apuração de sua condutas, tanto na esfera penal como na esfera política”, escreveu Janot na peça de 183 páginas, segundo o jornal. (Ver texto completo)
One thought on “Procurador da República, Rodrigo Janot, pediu o afastamento de Eduardo Cunha ao STF”