‘Olhares Latinos’ exibirá 4 longas recentes produzidos na América Latina

Tatuagem02
Cena de “Tatuagem”

De 15 a 18 de dezembro, sempre às 19h30, o Sesc Campinas realiza o projeto de cinema e vídeo “Olhares Latinos”, que exibirá quatro longas produzidos na América Latina nos últimos cinco anos, mostrando tanto os olhares artísticos quanto as realidades retratadas pelo cinema da região.

O destaque fica para a produção brasileira ‘Tatuagem’ do diretor Hilton Lacerda. O longa se passa no Brasil (1978), época em que a ditadura militar mostra seus sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas.

Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia. A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação do filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que lança o espectador no futuro, como tatuagem: signo que cada um carrega junto com sua história.

Também serão exibidos os filmes “Sete Caixas”, “Jauja” e “Heli”.

A programação é gratuita e pode ser vista com mais detalhes no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente