Em uma palestra primorosa pelo bom humor e pelo conteúdo, o historiador Leandro Karnal arrancou risos da platéia ao expor de forma jocosa, mas também realista, o leitor da revista Veja, a mais reacionária e segregadora do Brasil.
Karnal fez uma palestra para estudantes de história, na Universidade Federal de Uberlândia, mas é fundamental para os analfabetos políticos que decidiram expor suas ideias sobre a política nos últimos anos. O analfabeto político é, por excelência, um sujeito sem referência histórica, visto que a história é, no mínimo, o ABC da política. Chico Buarque que o diga.
Na palestra Tempo, historicidade e tempo líquido, Karnal falou sobre as obras clássicas e necessárias, assim como obras capazes de ter a reflexão rigorosa sem deixar de lado a beleza da narrativa. Ele passou sobre os significados das transformações tecnológicas, na linguagem e falou sobre a vivência atual no mundo de incertezas.
Também mostrou como o Positivismo, que é muito criticado no Brasil, está mais do que presente, inclusive nas bancas de defesas de teses e dissertações. “Ser positivista é um xingamento que atinge a todas as pessoas. Não obstante, em todas as bancas os temas mais tratados são: erros de redação, falhas da ABNT e erros de data. Nós odiamos o Positivismo, mas as bancas são positivistas”, ressaltou.
Também ironizou as três grandes “teologias do século 20”: o empreendedorismo, a prosperidade e a auto-ajuda.
Um dos destaques foi a análise do discurso da Revista Veja, que entende a história com “um sentido teleológico”. Assim, os recursos persuasivos são “a história nos ensina que não deu certo…”, “a história já provou que….” é sempre uma profecia etc. “A história está conduzindo as pessoas à iluminação”, resumiu Karnal.
Mais à frente, ele disse que respeita historiadores que falam ao grande público, mas são honestos com a história, como Laurentino Gomes. “É o lúdico no sentido da grande massa, enfatiza o anedótico em detrimento do analítico”, diz. Para ele, as pessoas não estão divididas entre ler história de uma forma lúdica ou um texto de Jugen Habermas, autor alemão bastante hermético. E sentenciou: “quem lê a revista Veja não está dividido com nada; é absolutamente fascista, tapado, em qualquer sentido”. E tirou gargalhadas da platéia.
Poderia dizer em que momento estão essas falas sobre a revista Veja, mas você perderia uma bela palestra. Bom programa.(Glauco Cortez)
Revista Veja: bem vindo ao mundo da imbecilidade
O titulo da matéria ressalta que a palestra teria uma critica ostensiva a Revista Veja!!! Na realidade não ocorreu isto. Pena que ocorreu distorção neste titulo e na respectiva matéria, quem acompanhou e entendeu os 92 minutos de palestra, sabe que em alguns momentos o palestrante foi tendencioso para agradar a plateia em determinados momentos (ressaltando que o palestrante foi ótimo). Como professor, coordenador e consultor e com três mestrados (Educação, Administração e Comunicação) continuarei a ler a revista Veja e esta será uma das minhas fontes (pois uso varias); pena que pessoas radicais e não ecléticas a excluem radicalmente como uma das fontes e com certeza saem perdendo e acabam não raramente se tornando fanáticos por não consultar fontes diversas.
É bom ser São Tomé, de vez em quando!
Uma revista como a Veja não deveria nem existir mais, uma revista que dissemina o fascismo não deveria ter a liberdade que tem.
Caluniam, incitam ao ódio e ao preconceito. Se você mesmo sabendo disso tudo ainda usa Veja como fonte de informação, está alimentando a mídia mais porca do Brasil.
Fascistas não merecem espaço na mídia.
Ler a oia é o mesmo q comer um capimzinho básico!
“Óia” isso!
O Senhor pode ter todos os mestrados, ler todas as fontes possíveis, mas a Revista Veja, na minha opiniao, é totalmente fascista …
Ela não serve nem pra limpar a bunda! O papel é ruim!
SE você vê televisão, um monopólio, que não tem nem na vossa MATRIZ (eua), NÃO PRECISA GASTAR DINHEIRO COM A VEJA. Com a nova DITADURA MIDIÁTICA e uma CENSURA AUTOMÁTICA SENDO EXERCIDA, só há uma forma de ter opinião decente: LER REVISTAS E SITES DE ESQUERDA. Leia também Jornais da Europa onde a maioria é SOCIALISTA (chamam vosso governo de quadrilha de escroques) e onde estão os Países com a melhor PADRÃO DE VIDA DO MUNDO. Aliás, na Europa não tem TV privada(com destaque) e todas (RAI, BBC, DW, etc) tem DEBATES POLÍTICOS DIARIAMENTE em horário nobre. AQUI ESTÁ PROIBIDO HA MAIS DE 50 ANOS.
E, bla, bla, bla….. tenha dó,
As pessoas não excluíram a Veja como fonte séria. Ela fez isso com ela mesma com sucessivos erros grotescos, barrigadas e matérias mentirosas do início ao fim. Tomar posição é uma coisa. Mentir e distorcer diretamente a verdade, é outra. A Veja atualmente é um desserviço ao jornalismo.
Fascista!
A revista Veja é uma publicação de bom nível e é clara a respeito de sua posição liberal. É conduzida de forma séria, mas por colocar em cheque várias figuras da esquerda na berlinda, não porque querem que seja dessa forma, mas porque estão definitivamente sendo alvo da Lava a Jato, principalmente o Lula, passou a ser alvo de militantes de esquerda. Quando a revista expõe políticos ligados a outros partidos não vejo as mesmas críticas. O que é imprensa boa no Brasil? Carta Capital? Me lembro de capa da Veja dizendo “Esse é o cara” em referencia ao presidente dos EUA sobre o Lula. Não vi críticas da esquerda quanto a isso. O fato é que Veja é uma revista que depende de credibilidade. Mesmo que queira, se for muito tendenciosa vai falir e isso faz com que ela tenha que manter imparcialidade. Graças a Deus temos Veja e outras boas publicações no mercado.
Vetado por não se identificar.
Vc lê e assina a moribunda Veja? Kkkkk. Azar o seu!!!!!
vetado por não se identificar.
Como nem tudo gira ao redor do astro Karnal, vou seguindo em frente com veja e outros informativos. Ele é bom, mas é muito crítico.
Ele é muito crítico porque é inteligente e possui muito conhecimento, coisas que você jamais vai adquirir lendo Veja.
Hhahahahaha, sensacional!
Perfeito.
Calma, amiguinho… isso não leva ninguém a lugar nenhum…
Ele é bom, mas é muito crítico?!
E vc é um tapado por ler Veja. Desculpa. Talvez por isso não consiga perceber que ouvir Leandro Karnal vale muito mais a pena que ler Veja.
Leio o Alcorão, sou absolutamente terrorista? leio a bíblia, sou absolutamente fanático?
Obrigado. O Sábio não tem lado!! Ele ouve os dois e depois “cria o seu proprio lado”…..
Perfeito!!!!
Que comparação idiota. Vc já parte do principio de que quem lê Alcorão e a Bíblia são fanáticos. E isso não é verdade. Desde quando vc pode vincular o terrorismo a quem lê o Alcorão? A sua falacia está calcada em puro preconceito. E o preconceito é seu e não do Karnal. A regra não é o terrorismo e sim o islamismo. O terrorismo é a exceção. Islamismo não é religião de terrorista. O certo é afirmar que dentro da religião islâmica existem poucas e loucas exceções terroristas, assim como existe dentro de TODAS as religiões e no mundo agnóstico e ateísta tb. São várias as formas de terrorismo. Não é só se auto-explodir. Agora, o Karnal afirmar que quem lê a Veja é tapado e fascista, ele não está errado. Quem lê a Veja? São os mesmos que fazem campanha fascista e de ódio na internet. São os mesmos que acreditam quando a Veja diz que o Romário tem contas na Suiça, mas não fica sabendo, ou se sabe, nem comenta, quando ela se desculpa publicamente com uma notinha bem menor que a matéria de acusação da capa, depois de desmentida pelo próprio Romário. Quando ela pede desculpas publicas por mentir com relação a vincular a família Lula a Friboi. Quando se retrata com relação ao nefasto Reinaldo Azevedo, jornalista que lá “trabalha”, após publicar e espalhar que um homem detido com dinheiro em Brasília tinha ligação com o MST e havia tirado selfie com Guilherme Boulos (MTST) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Os leitores da Veja são os mesmos que acreditam nas mentiras constantes da revista e não ficam indignados com isso porque tem alma suja. São os mesmos que mesmo a revista provando ser indigna de credibilidade continuam acreditando nela quando se refere a acusações contra Dilma, Lula e o PT. São os mesmos que acusam levianamente uma Presidente, sem provas, só porque a Veja disse que ela é corrupta. Condenada pela mídia, sem investigação, sem julgamento. Não interessam as provas da defesa. Não vem ao caso o que Juiz ou Juri dizem. Não vem ao caso o que parte do povo pobre excluído e esquecido tem a dizer sobre a Presidente. O leitor diário da Veja age exatamente assim. E ao contrário das duas religiões citadas por vc, ainda não vi leitor da Veja que não agisse assim. Até entre meus amigos e parentes leitores da Veja, sem exceção, TODOS eles pensam de forma fascista, um pouco menos ou um pouco mais, mas TODOS pensam. Porque pensam? Porque sofreram lavagem cerebral. Porque são alimentados por um ódio quase “Bolsonaresco” todos os dias. Quem lê Veja, pensa que é intelectual, mas não passa de estupida massa de manobra.
Perfeito. Sinto o fascismo na pele. Minha mãe assina a Veja e briga comigo, me chamando de “amigo do Lula”, entre outras coisas. E isso me entristece demais.
Quando chego em casa, só quer falar de política, tipo “jogar na cara” alguma notícia da Globo News (seria redundância dizer que essa notícia é contra o governo), não me deixa expor o meu ponto de vista, não me deixa falar, só ela tem razão.
Tempos difíceis…
mae sempre tem razão, vai por mim
A atitude de sua mãe é de vitimista, geralmente de esquerda. É o que a gente observa nas pessoas e grupos de esquerda.
Coração, leia de novo o comentário do Leandro Nogueira.1- A mãe dele é assinante da VEJA (que nesta matéria está sendo relacionada à direita);
2- a mãe dele chama ele pejorativamente de “amigo do LULA”;
3- Qdo ele chega em casa, a MÃE dele “joga na cara” notícias da GloboNews (emissora ligada à Globo, nem preciso falar né…);
Ou seja, se a mãe dele é vitimista, é um vitimismo de Direita, o que já cai por terra sua argumentação de que o vitimismo é uma característica de “grupos da esquerda”. Resumindo, das duas, uma: Ou o vitimismo é características de ambos os grupos de esquerda e direita ou a mãe do Leandro é vitimista de direita…
Sem mais!
Otima colocaçao,os boçais leitores desse tipo de folhetim fascista (Veja,Epoca,İsto e,Estadao o outros) se enrroscam com a verdade por ja esterem previamente diutrinados pelo odio.
“Que comparação idiota. Vc já parte do principio de que quem lê Alcorão e a Bíblia são fanáticos. E isso não é verdade.”
é sim. O cristão mais gente boa do planeta não pode ignorar o fato de que quem não crê que Jesus é o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo, vai para o inferno. ( independente do quanto ame, ajude sem interesse algum, posto que n acredita) Alcorão então… nem vou mencionar. As pessoas podem até tentar justificar um cristianismo “paz e amor” focado num cristo mais humanizado. mas o carater messianico divide os salvos dos não salvos. negar isso é negar a propria biblia que sustenta qualquer versão de um cristo como base para pratica religiosa.
Nossa! Perfeito comentário!!! Arrasou!!!
Depende de como vc lê, interpreta esses textos e, principalmente, como incorpora seus ensinamentos em seu cotidiano e na relação com as pessoas. É fundamental que seja crítico ao ler/ ouvir qualquer coisa. Abraço.
As questões realmente importantes sinalizadas na palestra não foram destacadas, não sei se perceberam, mas ele mesmo lê a VEJA, uma vez que citou as páginas amarelas. O que é errado não é ler a VEJA, ou qualquer outra rede de informação, mas ler apenas uma e não ser crítico ao que é escrito.
Marcel Santiago, concordo com VC.
Concordo plenamente com o Marcelo Santiago. Para se ter uma visão global é necessário ser um leitor de diferentes meios de informação com criticidade.
Concordo plenamente. Temos que ter varias fontes para podermos ter uma opinião. E as páginas amarelas da Veja é uma parte boa da revista. Quem lê sempre a mesma fonte de informação não consegue desenvolver senso crítico.
Para refletir! Existem casos perdidos, melhor abandonar!
Consulte o Link para saber as verdades sobre o Positivismo.
http://cartacampinas.com.br/2015/12/karnal-quem-le-veja-nao-esta-dividido-com-nada-e-absolutamente-fascista/
Vetado
Bom lembrar, ou informar quem ainda não sabe, que esse panfleto (Veja) e esta editora ( Abril) foram comprados em 2006 pelo grupo Naspers (The National Press).que é o braço de comunicação do Partido Nacional da África do Sul o autor do nojento e covarde regime de segregação que imperou durante décadas.É impressionante que situação tão absurda não chame a atenção do grande público.Será que o Brasil precisa dessa gente? Será que se a maioria tivesse consciência que a revista com maior tiragem do país é feita por gente que criou o aparthaid ela continuaria tendo essa importância ?
NA MINHA MODESTA E ACANHADA OPINIÃO, KARNAL PRECISA SER MENOS CARNAL. DIGO, COM UM DESFILE VERBAL DE DATAS E NOMES, ELE TERMINA POR APRESENTAR-SE DE TAL FORMA QUE AO FINAL, SOMOS TODOS IGNORANTES.A VERBORREIA SOB MEDIDA NÃO NOS DEIXA TEMPO PARA CONTORNAR SUAS IDÉIAS, QUE ALIÁS NÃO SÃO SUAS POIS REPETE DE FORMA AUTOMÁTICA AS IDÉIAS DOS AUTORES NOS QUAIS SE ESPELHA. A FRASE PRONTA, O CONCEITO PERMEADOS POR FRÁGIL HUMOR, EMBORA SUTIL, LEMBRA MAIS UM SHOW MAN , INTELIGENTE, É CERTO MAS DE LÓGICA TORTUOSA. UM BOM PALESTRANTE NÃO DEVE SER ADMIRADO PELO CONJUNTO DO QUE FALA MAS PELAS SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS, O QUE ME PARECE, MODESTAMENTE, NÃO É O CASO.
Concordo com você! Leio Veja, Época, Isto É, Estadao, Folha e o que mais me der na telha e tiro minhas próprias conclusões. Sempre admirei o Karnal mas ele está virando mesmo um show man falastrao, louco para impressionar a platéia com suas tiradas sarcásticas.
Já fui assinante de Veja. Atualmente procuro ler tudo e de várias fontes. Tenho opinião formada. Analiso os fatos criteriosamente nos últimos anos. Estou convicto: Fora PT!!!
Acho melhor vc deixar em aberto, sempre, sua opinião, permeável a fatos novos que acontecem ou vêm à tona a todo momento. Abraço.
Anibal Moura, concordo com o senhor. Eu não pagaria por uma palestra do Karnal, melhor, não iria nem de graça.
“Mais à frente, ele disse que respeita historiadores que falam ao grande público, mas são honestos com a história, como Laurentino Gomes. ”
Esse cara deve ser bom mesmo !! Laurentino Gomes não é historiador, é jornalista.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/08/1331185-laurentino-gomes-conclui-a-trilogia-de-livros-de-historia-do-brasil-de-maior-sucesso-no-pais.shtml
Stanislaw Guarany, só para seu conhecimento, o Laurentino é formado em jornalismo, além de ser um historiador e escritor dos mais competentes. Ganhador de vários prêmios Jabuti, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e autor de importantes livros sobre a história do Brasil.
Não deixa de ser uma forma de censura. Eu leio o que eu quiser independente do critico de plantão. As palavras vieram de um sábio que tem varias fontes de informação. Assim como todos nós devemos ter mais de uma revista para ler. A opinião não é comprada ela tem que ser atingida.
Ler um único jornal ou uma única revista é pior do que não ler nenhum….
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/28/enganar-e-26/
ENGANAR É…
TRAMAR CONTRA O POVO BRASILEIRO COM O OBJETIVO DE ENTREGAR O PRÉ-SAL E A PETROBRAS PARA O ESTRANGEIRO, COMO JÁ TENTARAM ANTES SEM SUCESSO, USANDO A MÍDIA CRETINA, SEGMENTOS DA JUSTIÇA E ALGUNS PARLAMENTARES, COM A CERTEZA DE NUNCA SER PUNIDO E AINDA DIZER QUE O PROBLEMA DE CORRUPÇÃO EM NOSSO PAÍS ESTÁ NOS GOVERNOS POPULARES DO PT.
ISTO SIM É ENGANAR!
ISTO SIM É GOLPE!
SABOTADORES, TRAIDORES, GOLPISTAS
VEM NOTICIAR A RESISTÊNCIA
#NÃOVAITERGOLPE
É mesmo, onde se viu tirar da petralhada o pré-sal e a Petrobrás, tá loco kkkkkkkkkkkkkk, corrupto fio da cadela.
Vocês sim, são parciais. Só publicam o quê lhes interessa. Moderadores assim6não interessa6para o mundo !!!
Gosto muito dele, sempre é muito interessante participar de uma de suas palestras!!!
Como é bom ouvir o Karnal e opiniões diversas, as boas guardamos o resto jogamos fora. Simples assim!!
O autor fez muito bem em não colocar só a parte que ele fala da veja , eu mesmo iria só ver isso e perder o resto. Parabéns pro texto
Ele é muito bom com as palavras,porém tenho acompanhado suas manifestações nestes tempos de desastres políticos e sinto que ele é muito favorável às esquerdas.Gostaria de saber o que ele acha da Carta Capital?Tem todo direito de ser de esquerda,mas jogue aberto.Nunca ouvi uma crítica dele em relação ao esquema que Lula é o PT implantaram no Brasil.Nunca ouvi um comentário sobre o Foro de São Paulo.Acho que sabe muita história ,mas é dissimulado.
Prefiro concordar com Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra”.
Reinaldo, este tipo de comentário só será analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado.
Por que isso ? Não querem ler algumas verdades sobre esta impostura que é o Karnal ? Ele pode ser o esquerdoso queridinho de vocês, mas já foi desmascarado por muitos !
Como dizia Lêdo Ivo…. Se ver veja não leia….se ler não acredite…se acreditar …relinche
Leio Veja, Isto é , e outras publicações do tipo, e não me considero fascista nem reacionária. Aliás, sou muito menos radical do que muita gente que eu conheço que não lê a Veja… Gosto de ter várias perspectivas sobre o mesmo assunto e tiro minhas próprias conclusões. Tampouco fico fazendo comentários irônicos e desmerecedores contra que não lê. Cada um escolhe de onde tira suas informações e conclusões. Admiro muito o Karnal, mas, já que o negócio é rotular e generalizar, quem assiste suas palestras e vídeos é o quê? Iluminado? Um ser superior? Uma classe à parte? Menos, né…
Amei o debate que a matéria proporcionou. Fascismo pode ser de direita ou esquerda, portanto, xingamento de “fascista” já e lugar comum. Quem endeusa Karnal endeusa as palestras caras, totalmente capitalistas. Embora ele tenha conteúdo, muitas vezes, abandona o senso crítico para fazer auto-ajuda, o que é deplorável. Cada um lê o que quer. A Veja tem ótimas matérias. Infelizmente, o cara está discriminando todo mundo que lê a revista. Aliás, deve ser muita gente.
Cida, vê-se que você é uma direitosa que não consegue se conter e nem esconder o fraco raciocínio. Palavras como “fascismo é lugar comum”, “endeusa Karnal”, “capitalisas”. “Cada um lê o que quer”. Então você continua dialogando com a Veja. Vestiu a carapuça e tenta fazer malabarismo moral para continuar flertando com o fascismo. Você não me engana, bateu panela e f… com o Brasil.
O que esse tal de karnal faz é se posicionar disfarçadamente (e mal) contra os que se colocam contra a esquerda em geral. Pode enganar a alguns, mas não a maioria… Sábio que é sábio tem,em comum, a imparcialidade, ou seja, a utilização de seus conhecimentos para o bem comum, às vezes contra os seus próprios interesses. Ele não trabalha para todos, mas apenas para um dos lados… É o que se percebe nele, infelizmente… É um doutrinador sagaz…
“…Certa vez eu percebi que esses sonhos, esses delírios, esses devaneios, podiam se tornar realidade e até começaram a virar verdade. Só que acabou. Mas, noite após noite, o cara continuava a sonhar. Ele sonhava, assim como eu, todas as noites. Ele sonhava demais. Mas nem tanto assim. Trabalho, comida, casa, roupa, escola, saúde, transporte, vida. Nem é tanto assim. Nem tão exagerados eram seus sonhos, ainda que devaneios alucinados possam parecer a tantos. Nem é tanto assim, ainda que delirantes e extravagantes. Nem é tanto assim.
Sonhar ainda pode. E eu sonho. Sonho todas as noites. Sonho muito, sonho demais. Mesmo que não seja tanto assim. EU SONHO DEMAIS. TODA NOITE EU SONHO.
Amor, compaixão, solidariedade.
Felicidade. Sempre.”
“EU SONHO DEMAIS. TODA NOITE EU SONHO.”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/10/09/eu-sonho-demais-toda-noite-eu-sonho/
#GloboMente pracarai
As informações são geralmente gratuitas, cada um lê o que mais lhe interessa ou convém. Leio tudo que aparece e o meu censo do bem, a minha capacidade intelectual não me permite assimilar ideias forçadas, destrutivas, tendenciosas. A direita, a esquerda, a religião, o ateísmo, todos tem a sua explicação, o seu significado. O que mata em si é o fanatismo seja qual for a sua índole. Temos um mídia golpista, parcial, uma TV. que já escolheu presidente em nosso País, e um quase presidenciável (leia-se Hulk) Temos motivos de sobra para suspeitar de defensores da oligarquia, que acatam ordens dos nossos patronos (eua)