O 1º Encontro de Rodas de Samba Paulistas, juntamente com a ASTEC (Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo), busca preservar no estado, e em todo território naciaonal, uma das formas mais autenticas da cultura popular – o Samba de Raiz, muitas vezes esquecido por manter a sua tradição característica – a roda de samba – que utiliza instrumentos em desuso, como o balde, repique de anel, a frigideira prato e até tacos improvisados, mas que combinam com os instrumentos tradicionais: surdo, cavaco, violão de seis cordas, banjo, pandeiro, violão de sete cordas e repique.
Os projetos de samba campineiros Sibipiruna e Vó Tiana também trarão seus repertórios de roda de samba à programação do Encontro.
O 1º Festival de Culinária Afro-brasileira e Africana é produzido pelo Projeto Saberes e Sabores e tem a intenção de valorizar a Culinária Afro-brasileira e Africana como patrimônio cultural.
O festival busca promover a ligação entre a tradição culinária e as manifestações artísticas e culturais brasileiras, enriquecidas com o artesanato e o contato direto com o público.
Os participantes: Projeto Saberes e Sabores, Tabuleiro Ancestral, Associação Ylê Omonibu Axé Beje, Quitutes da Maya, Lambroisie Buffet Maisom e Delícias da Preta.
Expositores afros: Axé artesanato, Griffe Criolê, Griffe Djumbo, Ispepper pimentas, Artesanato eu confio no meu Orixá, Fran artesanato e Doceci.
As exposições, “Volta ao Passado: Esculturas em Papel na Estação” e “O Calendário do Bem – Campinas”, estarão abertas para visitação durante os encontros.
A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)
1º ENCONTRO DE RODAS DE SAMBA PAULISTAS
ASTEC (Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo)1º FESTIVAL DE CULINÁRIA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
Projeto Saberes e Sabores“VOLTA AO PASSADO: ESCULTURAS EM PAPEL NA ESTAÇÃO”
Luciane Kunde“O CALENDÁRIO DO BEM – CAMPINAS”
Dani Calicchio19 de dezembro de 2015, apartir das 12h às 22h
Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”, Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro – Campinas, Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial, na Rua Francisco Teodoro, 1050
Entrada Gratuita
Faixa Etária: Livre
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…