Ícone do site CartaCampinas

Ciclo ‘Cinema & Literatura’ exibe ‘O Estrangeiro’, de Luchino Visconti, da obra de Camus

No próximo dia 5 de dezembro, sábado, às 19h30, o ciclo “Cinema & Literatura”, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, exibe o filme “O Estrangeiro”, de Luchino Visconti, baseado no romance homônimo de Albert Camus.

Em um clima de tensão política, quando os franceses ainda controlavam a Argélia, um árabe é morto na praia e um homem francês chamado Arthur de Meursault é preso pelo assassinato. Um julgamento acontece. Seu dia agitado na praia ocorre quando ele está a analisar o que sua vida tem sido e que caminho ele deve tomar no futuro. Direção de Luchino Visconti. Com Marcello Mastroianni e Anna Karina Itália/França, 1967. Colorido, 104 min.

Com ferrenha disciplina, O Estrangeiro descreve uma vida que passa ao largo das convenções comportamentais. Em nenhum momento recorre a artifícios “engenhosos” para ilustrar seus temas; apenas narra um período na vida do apático Mersault, uma espécie de pária que prefere se isolar em hábitos recatados e solitários. Durante esse período, ele passa por eventos importantes (a morte da mãe, o assassinato de um homem, um julgamento que o condena à morte), mas nada disso traz à tona as reações emocionais que se espera que ele tenha. Romance de Albert Camus (1913-1960). Publicado em 1942.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859
Centro

Sair da versão mobile