espetaculo divagar e sempre - foto Claudio Chena1 (640x425)De 13 a 27 de fevereiro de 2016, o 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (FEVERESTIVAL) promete movimentar a cena artística e econômica com o tema “Amor como (re)existência”.

Serão 15 dias de programação, com mais de 60 atividades em diversos pontos da cidade. O lançamento acontece no dia 27 de janeiro, às 20h, na Casa São Jorge.

Além dos espetáculos convidados, o FEVERESTIVAL abriu edital para propostas artísticas nas categorias espetáculo adulto, espetáculo infantil, espetáculo de rua e cenas curtas com duração de até 15 minutos em teatro, dança, circo, música, performance, narração, contação de histórias ou instalações.

As 360 propostas recebidas foram analisadas por três curadores convidados e mais uma integrante do núcleo FEVERESTIVAL. O resultado pode ser visto no SITE.

​“Dentre tantas propostas expressivas de todas as regiões do Brasil, alguns pontos se destacaram como a diversidade e a qualidade de trabalhos, a variedade de expressões teatrais para a rua e a perspectiva de encontro entre diferentes abordagens e regiões brasileiras”, afirma Vicente Pereira Jr., do eixo curatorial.

Por não contar com o patrocínio de editais públicos na próxima edição, o FEVERESTIVAL aposta em formas criativas de produção e alternativas de financiamento para sua realização, além das parcerias já estabelecidas com Prefeitura de Campinas, Sesc e Unicamp.

Para tanto, lançou uma série de ações chamada “Amar e Somar”, com campanhas de adesão relacionadas à hospedagem solidária, alimentação, transporte e a campanha de financiamento coletivo, Vakinha.

redescobrindo lautrec (640x427)“Desde seu início, o FEVERESTIVAL acredita na potencialidade do trabalho colaborativo. Sob a coordenação do Núcleo FEVERESTIVAL forma-se uma equipe multidisciplinar que recebe os artistas e o público de braços abertos, mantendo uma estrutura capaz de atender a todos de forma digna, acolhedora e respeitosa”, afirma Cynthia Margareth, do Núcleo FEVERESTIVAL, ao lado de Cristiane Taguchi e Mariella Siqueira.

“Acreditamos que o festival resiste por conta de tantas forças que se somam e se renovam todo ano. Se o público acredita na potência do encontro através do teatro e na movimentação que a arte promove ao transformar a realidade de uma cidade, convidamos para conhecer a Vakinha do FEVERESTIVAL, ler um pouco mais, compartilhá-la, entrar em contato e somar com a equipe. Cada um doa o quanto pode e assim o festival continua existindo, resistindo e se fortalecendo”, conclui Cynthia Margareth. Para participar das campanhas, basta acessar o SITE do Festival. (Carta Campinas com informações de divulgação)