Imposto sobre herança e doação no Brasil é de 3,75% e nos Estados Unidos, 29%

Enquanto no Brasil a alíquota média do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) é de 3,73%, nos EUA a alíquota média é de 29%. Na França, a alíquota média é de 32,5%, na Inglaterra, 40% e na Alemanha, 28,5%.

Os dados estão no artigo do pesquisador da Fundação de Economia e Estatística (FEE-RS), Antônio Albano de Freitas, publicado no site Brasil Debate.

Para ele, se a alíquota brasileira se igualasse a norte-americana, a arrecadação poderia passar dos atuais R$ 4,7 bilhões para R$ 36,6 bilhões.

Freitas defende a instituição de um Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) progressivo. “Este imposto, de competência estadual, que inclui também as doações em vida, por resolução do Senado em 1992 possui uma alíquota máxima de 8%, que pode variar de estado para estado e pode ser progressiva dentro de cada estado (embora apenas quatro estados apliquem a alíquota máxima de 8%).  Assim mesmo, esta alíquota máxima se situa num patamar baixo quando comparada internacionalmente”, anota. (Glauco Cortez/Carta Campinas – Para ver Artigo completo)

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

14 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

15 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

18 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago