Comissão da Verdade sobre Escravidão Negra terá acesso a documentos da Câmara

A Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB-Campinas (Ordem dos Advogados do Brasil) terá acesso aos documentos da biblioteca da Câmara de Campinas por meio de uma parceria com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), presidida pelo vereador Carlão (PT).

O trabalho da Comissão da OAB-Campinas segue o roteiro apresentado pela Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão no Brasil, que realiza pesquisas dos crimes cometidos na época da escravidão, com o objetivo de fazer um resgate histórico e apurar o impacto sobre a atualidade da população negra do país. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos.

O objetivo é fazer um resgate histórico do período da escravidão no país, para verificar responsabilidades e demonstrar da importância das ações de afirmação como meio de reparação à população negra.

Para o advogado Ademir José da Silva, presidente da Comissão da OAB-Campinas, há uma expectativa muito grande da Comissão Nacional em relação a Campinas. “O Brasil foi o último país do mundo e Campinas foi a última cidade do País a abolir a escravidão negra. Também quanto à severidade das punições, já que o castigo maior para um escravizado era ser vendido para um senhor em Campinas”, explica.

Ele acrescentou que no período escravocrata, a Câmara Municipal era quem dirigia a cidade, por isso a importância de examinar todos os registros. Para o vereador Carlão, a Câmara também poderá colaborar recepcionando documentos trazidos por cidadãos e cidadãs de Campinas. “Planejamos buscar informações com a Igreja, o Judiciário e universidades; e visitar locais aonde viviam os escravos e que foram preservados, como a Fazenda Roseira, o Casarão do Parque Jambeiro e a Casa Grande e Tulha (aonde viveu o prefeito Toninho)”, conta Carlão.

Fazem parte da Comissão da OAB-Campinas o advogado Ademir José da Silva, presidente da Comissão, juntamente com os advogados Adriana de Morais e Geraldo Amarante da Costa, respectivamente vice-presidente e secretário. Também participam da Comissão os advogados José Roberto Marçal, José Célio de Andrade , Silvio de Lima, Tagino Alves dos Santos, Wilson José Pinto da Silva. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

5 hours ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

5 hours ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

12 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

13 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

1 day ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

2 days ago