Cia. Círculo de Atores apresenta ‘O Homem do Destino’, de Bernard Shaw

O HOMEM DO DESTINO 8, foto Ronaldo GutierrezO espetáculo inédito no Brasil, “O Homem do Destino”, de um dos principais representantes da tradição cômica do século XIX, George Bernard Shaw, será apresentado nos próximos dias 17 e 18 de outubro, sábado às 20h, e domingo às 19h, no palco do teatro do SESI Amoreiras, em Campinas.

Com direção de Caroline Fioratti, conhecida, entre outros, pelo trabalho realizado no Núcleo de Dramaturgia da Gullane Filmes, a comédia histórica remonta à época de Napoleão e é encenada pela Cia. de Teatro Circulo de Atores que traz no elenco Guilherme Gorski, Luti Angelelli, Patricia Pichamone e Sergio Mastropasqua.

Neste espetáculo é apresentada a Itália de 1796. Dois dias após a vitória francesa sobre os austríacos na batalha de Lodi, Napoleão encontra-se numa bucólica pousada italiana – que em nada lembra os horrores da guerra – aguardando suas correspondências de trabalho. Seu tenente chega, informando-o de que fora roubado por um rapaz bastante intrigante e sedutor.

Durante a manifestação de indignação do general, surge uma mulher, também hóspede ali, a Estranha Dama. Com a entrada do elemento feminino, inicia-se um dos maiores tours de force – golpes de mestre – de toda a obra do dramaturgo, crítico, pensador político e polemista irlandês George Bernard Shaw (1856-1950). Cartada a cartada, estabelece-se uma forte ação mental, o enfrentamento de dois grandes estrategistas.

Napoleão, alimentado por suas qualidades no campo de combate, se propõe a provar que não há nada que não possa ser dominado pela força. No entanto, a Estranha Dama vira constantemente o jogo, provando que algo no mundo deve ser preservado, mesmo que os conflitos o coloquem constantemente de cabeça para baixo.

Ampliando o olhar para peças do período, o grupo explora o contraste extremo entre os gêneros cômico e trágico. O Homem do Destino foi o texto escolhido para iniciar um estudo sobre os fundamentos do drama moderno, tratando da dramaturgia contemporânea da psicanálise, do marxismo, de Stanislavski, das lutas sociais, dos avanços científicos e de uma miríade de correntes filosóficas.

Bernard Shaw é autor de mais de 70 peças e foi agraciado com o prêmio Nobel de Literatura em 1925. Pouco montado no Brasil, teve algumas de suas peças publicadas na década de 50, entre elas César e Cleópatra, Pigmalião – que ganhou fama mundial com versão musical adaptada para o cinema como My Fair Lady -, Santa Joana, A Casa dos Corações Partidos, Major Bárbara e Cândida.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Autor: Bernard Shaw
Elenco: Patricia Pichamone, Sergio Mastropasqua, Guilherme Gorski e Luti Angelelli
Diretora convidada: Caroline Fioratti
Tradução: Fernando Paz
Cenários e figurinos: Chris Aizner
Iluminação: Nelson Ferreira
Música original: Atílio Marsiglia
Design gráfico: Laerte Késsimos
Fotografia: Ronaldo Gutierrez
Prólogo (voz off): Fernão Lacerda
Visagismo: Dhiego Durso
Diretor de montagem e operação: Nicolas Sanches e Kadu Moratori
Coordenação de produção: Patricia Pichamone e Sergio Mastropasqua
Produção SP: Paloma Galasso
Produção turnê: Priscila Hernandes
Produção executiva: Casa Verde de Teatro / Círculo de Atores

‘O Homem do Destino’, de Bernard Shaw
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas/SP
Datas e horários: 17 e 18 de outubro – sábado 20h, domingo 19h
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Modalidade: adulto
Gênero: comédia histórica
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: [email protected]
Entrada gratuita


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente