Entre 11 e 13 de setembro, de sexta-feira a domingo, a nova temporada do espetáculo de rua “Circulando por Campinas”, com montagem da Companhia Los Circo Los, aterrissará em diversos pontos da cidade. A ação itinerante, a bordo de um veículo off-road cor-de-sol, será totalmente gratuita. Basta apenas convidar a família para gargalhar com dois malabaristas fanfarrões.
Criado a partir da estética do teatro de rua, “Circulando por Campinas” propõe algumas combinações entre três virtuoses das artes circenses: malabarismo, acrobacia e a comicidade dos palhaços de picadeiro. Da primeira habilidade, a plateia conferirá com olhos atentos malabares de contato (bola de cristal), com claves e bolinhas (tradicionais da lona), além de um instigante número com facas, investigação que tem sido o norte da pesquisa desenvolvida pelos artistas Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri desde a fundação da trupe, em 2004.
A fim de intensificar as tintas de comicidade da montagem, a dupla convidou o palhaço Esio Magalhães, integrante do Barracão Teatro e intérprete de Zabobrim, para contribuir com a dramaturgia, bem como assinar a direção do espetáculo. “Nesse espetáculo, a comicidade é um acontecimento surpreendente”, explica Esio.
A plateia não está esquecida durante o espetáculo. Pelo contrário, até para reafirmar a estética dinâmica e participativa da teatralidade da rua, o público se torna ator principal em determinados momentos da trama.
O enredo do espetáculo se desdobra no seguinte cenário: ao centro de uma roda, os espectadores são instigados pela presença de três malas, cada uma de um tamanho distinto. De repente, dois malabaristas interrompem a observação do Respeitável Público. Dito e feito: o jogo entre os artistas e a plateia está construído. Tudo, é claro, sob a estética desafiadora e afiada do teatro de rua. “Tal como o malabarismo, a rua tem uma característica muito forte: a imprevisibilidade. Gostamos do que acontece sem estar programado. Nós interagimos com isso, além desse ponto ajudar com que o espetáculo cresça em qualidade e em duração”.
Na cola dessa dupla, que exala a graciosidade dos tradicionais narizes pintados do picadeiro, a plateia vive instantes de queixo caído (virtuose com oito claves), de romance (número com a plateia ao som The Total Eclipse of the Heart) e de tensão (número arriscado com facas). “Mesmo com a excelência na arte do malabarismo, o jogo cômico entre os atores faz com que seja uma obra aberta à improvisação e ao erro. Buscamos deixar o jogo do malabares ainda mais divertido e participativo”, destaca Mallet.
Financiado pela edição 2014 do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas) na categoria Artes Cênicas, a turnê de Circulando por Campinas prevê a apresentação de dez espetáculos em diversas áreas da cidade. Além de espaços abertos ao público, como o Centro de Convivência, a Estação Cultura e a Lagoa do Taquaral, a temporada também aterrissará nas cinco unidades do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada de Campinas (NAED). (Carta Campinas com informações de divulgação)
Veja abaixo mais detalhes da programação do espetáculo em setembro:
11/9 (sexta-feira)
às 20h, Festa Brasileira, na Praça da Integração (Av. Papa João Paulo II, Vila Padre Anchieta)12/9 (sábado)
às 11h, Praça do Coco (Rua José Martins, 738, Barão Geraldo)
às 16h, Centro de Artes e Esportes Unificados /CEU ( Rua Lasar Segal, s/nº, Jd. Florence)13/9 (domingo)
às 10h30 e às 15h30, Bosque dos Jequitibás (Rua Coronel Quirino, 2, Bosque)Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Mais informações no SITE da Cia.