O dia 21 de setembro, que para os mais velhos também é conhecido como o Dia da Árvore, é atualmente lembrado como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que originou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A data tornou-se importante para a chamar a atenção para os problemas dos deficientes nas cidades, e que não são poucos.
Para o professor de geografia e portador de deficiência física, Diogo Ronchi Negrão, as cidades não estão preparadas para atender às necessidades do portador de deficiência. Problemas com relação à acessibilidade são frequentes. Transporte coletivo precarizado, problemas na plataforma elevatória dos ônibus, calçadas sem guias rebaixadas para cadeirantes e sem faixa de alto relevo para pessoas com deficiência visual: esses são alguns dos entraves encontrados pelos deficientes em grandes cidades como Campinas. Para Negrão, “as dificuldades são muitas e podem variar de pessoa para pessoa, a depender do tipo da deficiência e da mobilidade pessoal de cada um”.
As barreiras enfrentadas pelo deficiente são muitas, mas a principal dela diz respeito à inclusão social e cultural. Para o geógrafo, a sociedade vê no deficiente uma pessoa frágil e dependente. “Na realidade, o que ocorre é que não há aparatos adequados para que elas possam se locomover e ter independência”, afirma.
Outra demanda importante para o desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência é o acesso à comunicação. Abrangendo desde a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) até os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada, a comunicação tem sido pauta em todos os países desenvolvidos.
Em Campinas, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência elaborou uma programação para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A intenção é proporcionar visibilidade e inclusão à pessoa com deficiência, além de conscientizar a sociedade sobre a importância do tema. O evento conta com diversas atividades, como palestras, fóruns, exibição de filmes e exposição de moda inclusiva. De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin, a intenção é envolver e conscientizar a população para a acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência.
Em 2009, o Decreto nº 6949, assinado pelo então presidente Lula, ressaltou a importância de discutir questões referentes à deficiência como parte de um desenvolvimento social sustentável, além de reconhecer a necessidade de promover e proteger os direitos humanos da pessoa com deficiência. O documento também considera fundamental o papel ativo da pessoa com deficiência, uma vez que sua participação em políticas públicas e programas governamentais diz respeito às suas dificuldades enfrentadas todos os dias em grandes cidades.
O acesso pleno à cidade, transporte, lazer e cultura parece ainda não ser direito das pessoas com deficiência, mesmo após a assinatura do Decreto nº 6949,
Confira algumas atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Campinas
Dia D de Empregabilidade para a Pessoa com Deficiência
Data: 25 de setembro, sexta-feira
Horário: 8h
Local: Centro de Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – Av. Campos Sales, 427- Centro – Campinas
Diálogo sobre um Balanço da Lei Brasileira de Inclusão com a Região Metropolitana de Campinas, com o secretário Nacional da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira
Data: 28 de setembro, segunda-feira
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Campinas- Av. da Saudade, 1004 – Ponte Preta
Inauguração da Central de Libras da SMPD
Data: 29 de setembro, terça-feira
Horário: 11h
Local:Sala Azul- 4º andar do Paço Municipal – Av. Anchieta, 200, Centro