O documentário “Anjos da Vida – Em busca da doação de órgãos”, que mostra como é o trabalho da equipe da Unicamp que disponibiliza órgãos para o Sistema Nacional de Transplantes no Estado de São Paulo, será exibido neste domingo (27), às 14h30, no Canal Futura. Dia 27 é considerado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.
O vídeo mostra o dia a dia dos médicos e enfermeiras do HC da Unicamp que têm a tarefa diária de aumentar o número de transplantes por meio do aperfeiçoamento das práticas ligadas à doação de órgãos. Focado na captação e nos doadores cadáveres, o documentário retrata as particularidades do trabalho desses profissionais que têm que falar sobre doação com famílias que estão perdendo entes queridos.
Para o neurologista, coordenador do SPOT HC-Unicamp e fonte do documentário, Luiz Antonio da Costa Sardinha, a mídia precisa divulgar que sem doador, não há transplante. “O fato é que a sociedade precisa do transplante e quem supre essa demanda é a própria sociedade, mas essa conexão raramente é feita. A doação começa com a equipe de captação de órgãos. Nós temos sim que respeitar, e muito, o transplantado, mas também devemos aprender a reverenciar o doador”, lembra. Sardinha ainda ressalta que o grande vilão da etapa de captação ainda é a falta de informação.
Com duração de 28 minutos, o filme foi dirigido pelas jornalistas Beatrice Costa, Camila Correia, Natália Mitie e Mayara Lima. Formadas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, elas começaram a desenvolver o projeto em agosto do ano passado.
Apesar do Brasil ser referência mundial em transplantes, este ano, devido a uma queda nacional na doação, a meta de transplantes dificilmente vai ser atingida. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no primeiro trimestre de 2015, 43% das famílias abordadas pelas equipes dos hospitais não autorizaram a doação. O número de doadores notificados caiu 1,4% e o de doadores efetivos, 0,8%. Por causa disso, a meta para este ano foi revista. Antes era de 17 doadores por milhão de habitantes. Agora passou de: 15 a 15,5 doadores por milhão de habitantes. No Brasil 95% das cirurgias são realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




