Ícone do site CartaCampinas

Teatro do SESI Campinas recebe 1ª Mostra de Música Erudita

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto, a partir das 19h30, o palco do teatro do SESI Amoreiras, em Campinas receberá a 1ª Mostra de Música Erudita, que acontece simultaneamente em 13 unidades do SESI-SP.

Capela Ultramarina, 5! e Quarteto Zimmer são os grupos que apresentarão no teatro do SESI a série a “História da Música”, que traça uma linha do tempo por meio dos repertórios e períodos pesquisados pelos grupos, dando um panorama geral da música erudita e seus paralelos com a história da arte e da cultura ocidental.  Os espetáculos serão precedidos em 30 minutos por um bate-papo entre o público e os grupos, sendo abordados tanto os processos de composição, repertório, estilos, período histórico, instrumentação e outros temas inerentes ao trabalho artístico.

O grupo Capela Ultramarina promove o encontro com as raízes da música feita naquele Portugal desbravador dos mares. As obras renascentistas escritas em língua portuguesa – que em 2014 completou 800 anos de existência – mostram a importância da língua cantada como elemento preponderante na constituição da cultura nacional, identifica os pontos de contato musicais entre Portugal e Brasil, que tem o Atlântico como ligação umbilical. O concerto tem como tema o cantar na língua natal e distingue os traços que desenham a cultura portuguesa para todo o mundo.

O violão é considerado o instrumento que melhor traduz a Música Popular Brasileira. Por sua vez, o quarteto de cordas – dois violinos, viola e violoncelo – é a formação mais representativa da música de câmara. O grupo 5! une esses dois elementos e apresenta obras originais para quinteto. Os compositores homenageados pelo quarteto são: Luigi Boccherini (1743-1805), Máximo Diego Pujol (1957) e Leo Brouwer (1939).

Já o Quarteto Zimmer traz composições contrastantes, cheias de convergências e dissonâncias, interpretadas por um grupo de apaixonados pela música de câmara. O quarteto de cordas é uma das formações camerísticas mais tradicionais, muito utilizado para divulgar peças eruditas brasileiras. O grupo, formado por jovens instrumentistas, homenageia o alemão Hans Zimmer (1957), um dos maiores compositores de trilhas sonoras cinematográficas. Os compositores homenageados pelo grupo são: Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Os grupos participantes da Mostra foram selecionados e distribuídos em quatro séries temáticas: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover. Essa divisão organiza as atrações por períodos da história da música nos quais seus repertórios estão inseridos e afinidades estéticas ou linhas de pesquisa afins entre si.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

1° Mostra SESI-SP de Música Erudita “Série História da Música” | 20, 21 e 22 de agosto
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas/SP
Capacidade: 366 lugares, 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: livre | Gênero: erudito
Datas e horários:
Capela Ultramarina | “Capela Ultramarina, a Cantar uma cantiga” – 20 de agosto, quinta, 19h30
5! | “O Violão e o Quarteto de Cordas” – 21 de agosto, sexta, 19h30
Quarteto Zimmer | “Labirinto de cordas” – 22 de agosto, sábado, 19h30
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: caccampinas1@sesisp.org.br
Entrada gratuita

Sair da versão mobile