A Semana acontece como uma forma de lembrar o episódio que aconteceu no dia 19 de agosto de 2004 e ficou conhecido como “massacre da Sé”. Na ocasião, 15 pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas no Centro de São Paulo, sendo que sete delas vieram a óbito. Diante disso, desde 2010, o dia 19 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Um dia de luta, literalmente, e de repúdio ao episódio de 2004.
Anualmente, nesta data, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) promove manifestações para chamar a atenção para a violência e mortes cotidianas desses indivíduos socialmente marginalizados e também para a ausência de políticas públicas efetivas voltadas ao segmento.
Na manhã do dia 19 de Agosto, haverá uma caminhada do Centro de Referência da População em Situação de Rua até a Praça Rui Barbosa e, após a caminhada, uma aula pública com a temática: “A Influência da Mídia na Repressão Penal”.
Esses espaços são frutos de uma construção coletiva entre o Fórum da População em Situação de Rua, Comissão de Visibilidade da População em Situação de Rua e serviços ligados ao segmento. As ações acontecem em parceria com a Semana do Audiovisual de Campinas (SEDA), e têm a perspectiva de publicizar e ampliar o debate sobre a temática, além de abrir espaços de formação acessíveis a esses indivíduos, de modo a contribuir com o fortalecimento da luta pela vida e dignidade da população em situação de rua. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…
(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…
(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…