Sabesp reduz água dos produtores e Sanasa libera consumo para população

Uma mistura nada prudente em plena crise hídrica. Enquanto a Sabesp obrigou a redução de captação de água para indústrias, agricultura e pecuária na última segunda-feira (17) em 30% , a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas) dá sinal verde para a população consumir. Antes, a Sanasa havia pedido para a população economizar, o que reduziu o faturamento da empresa e gerou dois aumentos de tarifa.

Essa contradição levou o vereador  Pedro Tourinho (PT) a entrar com ação no MPSP (Ministério Público de São Paulo) nesta quarta-feira (19/08) contra a Sanasa para apurar eventual prática de “propaganda enganosa” por parte da empresa de Campinas ou ainda, malversação de recursos públicos.

“O motivo é porque estamos passando por uma grave crise no abastecimento de água, sendo certo que mesmo no período de chuvas, tanto o Governo Estadual através da Sabesp, quanto o Governo Municipal através da Sanasa, fizeram campanhas publicitárias para que a população reduzisse drasticamente o consumo de agua. Agora, estranhamente, no período de estiagem, a empresa campineira lançou uma campanha publicitária, com o slogan de “Sinal Verde”, estimulando explicitamente a volta do consumo pela população”, anotou o vereador.

Para o vereador, é de conhecimento público que a situação do abastecimento é grave e mesmo assim a Sanasa estimula o consumo, onerando ainda mais os cofres públicos através de veiculação de comerciais na mídia em geral. (Carta Campinas)

 

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

18 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago