Continuando a série “Reflexões Propositivas”, a Cooperativa Paulista de Teatro do Interior convida o público a participar de mais dois encontros que acontecem na última semana de julho.
O primeiro deles será realizado no próximo dia 28 de julho, terça-feira, com o tema “Quando a piada não tem mais graça”, e tem como objetivo refletir sobre os discursos da cena, em especial das comédias, e das narrativas que podem reforçar estigmas e preconceito de raça, gênero, entre outros. O debate é aberto ao público e será realizado na Estação Cultura, no centro da cidade, às 19h30.
A proposta surgiu a partir do polêmico caso do uso de black face, pelo grupo Os Fofos Encenam, em São Paulo, e se reforçou nas últimas temporadas de circo-teatro na região de Campinas. O nome do evento foi inspirado no artigo “Quando a piada não tem graça”, da jornalista Amanda Cotrim, publicado no site da Revista Caros Amigos, no dia 4 de maio deste ano.
Para compor a mesa, a Cooperativa Paulista de Teatro do Interior convidou a Diretora do Barracão Teatro de Campinas, Vice Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro e pesquisadora da linguagem circense, Tiche Vianna; o Lingüista e pesquisador dos discursos do humor, Sírio Possenti (professor do instituto de estudos da linguagem da Unicamp) e a atriz Luma Lima, do Coletivo Oprimida Mulheres Negras de São Paulo. A mediação será da jornalista Amanda Cotrim.
O segundo encontro, que acontecerá na quinta-feira, 30/07, também na Estação Cultura, propõe um debate em torno de modelos de gestão de grupos, coletivos e espaços culturais, promovendo trocas de experiências e buscando novos caminhos dentro do contexto contemporâneo das artes e da cultura.
Para este segundo debate foram convidados produtores e gestores culturais que são responsáveis pela gestão de grupos, espaços e projetos nesta área. Farão parte da mesa: Cynthia Margareth (Lume Teatro/ Núcleo Feverestival – Campinas), Antônio Chapéu (Andaime Teatro/ Unimep/ Ponto de Cultura Garapa – Piracicaba), Willian Costa Lima e Marc Strasser (Pequeno Teatro de Torneado/ Sítio Cultural Alsácia – Ribeirão Pires). A mediação será feita pela produtora Cassiane Tomilhero (Boa Companhia/ Cais das Artes/ Cooperativa Paulista de Teatro Interior).
Os encontros são gratuitos e abertos ao público. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Debate- Quando a piada não tem mais graça
Quando: 28 de julho (terça-feira) às 19h30
Onde: Estação Cultura de Campinas
Debatedores: Luma Lima: Teatro Oprimida Mulheres Negras
Sírio Possenti: Professor Titular no Departamento de Lingüística da UNICAMP
Tiche Vianna: Diretora Teatral e Vice- Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro
Mediação: Amanda Cotrim- JornalistaModelo de Gestão de Grupos e Gestão Colaborativa
Quando: 30 de julho (quinta-feira) às 19h30
Onde: Estação Cultura de Campinas
Debatedores: Cynthia Margareth: Lume Teatro/ Núcleo Feverestival – Campinas, Antônio Chapéu: Andaime Teatro/ Unimep/ Ponto de Cultura Garapa – Piracicaba, Willian Costa Lima e Marc Strasser: Pequeno Teatro de Torneado/ Sítio Cultural Alsácia – Ribeirão Pires.
Mediação: Cassiane Tomilhero: Boa Companhia/ Cais das Artes/ Cooperativa Paulista de Teatro Interior.Atividades gratuitas