O Vagão de Bonecos da Estação Cultura de Campinas receberá, a partir do dia 22 de julho, a Oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos, que será ministrada por Sebastian Marques.
A oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos é um processo pedagógico-social não formal baseado na pesquisa, recriação e conteúdos do folclore e cultura popular tradicional, cujo objetivo é incentivar o aluno/ator ao trabalho coletivo, possibilitando sempre formas diferentes para a criação espontânea e oferecendo aos participantes um primeiro contato com a prática teatral através de jogos e exercícios de integração, sensibilização corporal e improvisação por meio da construção e elaboração de bonecos/mamulengos.
A oficina se destina a professores, atores, atrizes, arte-educadores(as), associações comunitárias e demais interessados a partir de 12 anos. Serão duas turmas, uma às quartas, outra aos sábados. Os conteúdos abordados envolverão o conhecimento teórico referente à tradição do teatro de bonecos, serão apresentadas as ferramentas básicas de manipulação e técnicas de interpretação, tendo como base uma apostila e vídeos com referências ao teatro de bonecos. A oficina proporcionará ensaios com roteiro, música e dança, ensaios abertos ao público e apresentações.
Esta é uma iniciativa do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura, a EMCeA, a Rede Usina Geradora de Cultura, o Ponto de Cultura Inventor de Sonhos e a Universidade das Culturas (UNICULT) que compõe a programação do Vagão de Bonecos na Estação Cultura de Campinas.
A oficina é gratuita e as inscrições devem ser feitas até o dia 19 de julho neste link. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Oficina de Mamulengos e Teatro de Bonecos
Gratuita, a partir de 12 anos
Duas turmas: Quarta das 19h as 22h e Sábado das 09h as 12h
Início: 22/07
Inscrições até 19/07
Link para inscrições
Local: Vagão de Bonecos da Estação Cultura“QUANDO O SOL VIRA LUA”
“e se a brincadeira dura pouco, a sua lembrança dura para sempre”
A proposta é a formação da cidadania a partir do conhecimento da vivência social e pedagógica de um contexto cultural que leve em conta a memória das culturas regionais.
O mamulengo é uma expressão da arte popular nordestina que guarda elementos das tradições do folclore ibérico, sendo remanescente dos espetáculos da “Commédia Dell Arte”. A expressão lúdica do mamulengueiro consiste em manipular com as mãos como quem articula a própria vida.