O Brasil vive um momento ímpar. É uma avalanche conservadora e reacionária que saiu do armário.
Não se sabe onde isso vai dar.
Mas existe um partido para Cristo. É o PT. Tudo virou culpa do PT. Há uma certa união até estranha contra o PT.
Basta ver gays e evangélicos homofóbicos juntos gritando contra o PT nas redes sociais. É uma coisa de doido.
Todo o resto da sociedade paga o preço do ódio ao PT, qualquer avanço social virou coisa de petista.
O partido, que tem a Presidência do Brasil, não governa.
Acuado, o PT é um partido que olha no retrovisor para falar com a população.
E tudo isso parece ser o preço de ter jogado Gramsci na lata do lixo.
Antonio Gramsci foi um crítico dos rumos do comunismo, do socialismo e um revisor do determinismo que assolou governos antidemocráticos de esquerda.
Gramsci revelou o real poder da educação, da comunicação e da cultura, do mundo simbólico.
Mas a esquerda nunca saiu da infraestrutura, do poder da economia nas eleições. O PT preferiu a inclusão pelo consumo. O problema é que o consumo acaba, mas as ideias ficam.
É por isso que agora reacionários querem impedir a reflexão crítica em escolas e censurar os professores.
Afinal, precisamos das trevas. Como diz um colunista dos novos tempos: “menos escolas, mais prisões”.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É extremamente lamentável e ridiculo ver essa critica completamente erronea e irrealista no auge do “ascenso” de uma direita absolutamente burra e totalmente incapaz. DO jeito que voces escreveram ai, em primeiro lugar, voces embasam e fortalecem o pensamento dessa nova direita (fundada nas teorias paranoicas de Olavo de Carvalho) pois foi ELE quem criou – o termo “marxismo cultural” e conseguiu (pelo seu jeito ignorante e grosseiro de falar) ZILHÕES de seguidores na internet que espalham a paranoia dele. E em segundo lugar dizem que o erro do PT é ter se fixado no economico e esquecido de formar o “bloco histórico” hegemonico.
Em primeiro lugar Gramsci não é o único que critica o marxismo mesmo continuando fundado e reafirmando seus dogmas fundadores. Depois dele INUMEROS criticos teoricos surgiram tanto mantendo os “dogmas sagrados” do marxismo (como os trotskistas, existencialistas, como estruturalistas como ALthusser , e “culturalistas” como E.P. Thompson , os Frankfurtianos (Habermas e Marcuse e etc) como TAMBÉM surgiram as criticas estruturalistas QUE DESMONTARAM POR COMPLETO os “dogmas sagrados” do marxismo (as teorias de classes, a divisão de estrutura economica, os discursos de “ideologia” e “alienação” colocando a culpa na burguesia demoniaca e num proletariado inocente. O Estruturalismo sim desmontou o esquema marxista, teorizou e DEMONSTROU que A BASE ECONOMICA É UMA EXPRESSÃO DA CULTURA DOMINANTE (ou hegemonica) . Ha uma estrutura simbolica (ou ideologica, ou cultural tanto faz) que DOMINA INCOSNCIENTEMENTE a sociedade burguesa e dessa forma todos VIGIAM todos o tempo todo! Não é uma classe que domina e sim uma CULTURA! Uma concepção existencial coletiva da realidade. É ela quem determina os fundamentos e as bases economicas da sociedade e não o contrario. Portanto se existe um “marxismo cultural” ele ainda não foi criado, mas suas bases são os estruturalistas e “culturalistas” como Thompson, Hobsbawn etc. É preciso que os marxistas SE UNIFIQUEM pra sacramentarem esse “marxismno cultural” que ainda nao existe.
Em segundo lugar o PT ao que me consta NUNCA foi um partido oficialmente marxista, comunista e nem mesmo esquerdista (embora ja teve inumeros esquerdistas em sua base). Lula alias ja deixou isso bem claro diversas vezes. ALém disso , o PT NUNCA seguiu Gramsci COmo partido que veio dos movimentos sociais , o PT sempre se pautou pelos direitos humanos e pelos segmentos que lutavam por eles : inicialmente trabalhadores atraves de sindicatos e posteriormente indios, negros, mulheres, homossexuais, ambientalistas, etc. ORA! Os Direitos Humanos é uma PAUTA LIBERAL!!! Imposta pelos EUA e pelas diversas ONG´s dos States em 1949. Defender os direitos HUmanos NÂO È ATUAR NA “superestrutura” (do sec XIX) e manter uma política economica liberal – ou neo-liberal NÂO È SER MARXISTA e NEM DE ESQUERDA! Portanto desde os anos 1990 O PT É , no maximo um partido de centro esquerda e social democrata!
O Odio ao PT vem de duas atuações básicas – o “discurso” e as promessas e mentiradas de ESQUERDA , de fundo marxista e uma atuação e pratica verdadeiramente liberal ou neo-liberal TOTALMENTE INCONGRUENTE COM O DISCURSO!!!! Assim o PT agride e irrita a direita com seus discursos e agride e irrita a esquerda com sua pratica neoliberal elitista e privatizadora!
Mas pior do que isso é que o PT atua COMO IGREJA, como religião. Contrapondo e contradizendo VIOLENTAMENTE (através de seus blogueiros e jornalistas ) ponto por ponto cada crítica dessa direita irracional de forma autoritaria e O PIOR! PERSEGUINDO E DESTRUINDO POLITICAMENTE SEUS PROPRIOS INTEGRANTES E DEFENSORES QUANDO OS CRITICAM PARA MELHORAR SUA ATUAÇÃO!! (COMO ACONTECEU COMIGO POR EXEMPLO E fui obrigado a sair me tornei assim um anti petista, só que de esquerda .
Sem contar em aceitar e de beneficiar da corrupção que sempre foi crucial para eleger a direita tradicional que sempre governou antes
Enfim nem o Gramscismo do PSOL, nem o trotskismo do PSTU, nem os maoismos e stalinismos ABSOLUTAMENTE TODOS ULTRAPASSADOS irão conseguir mobilizar a “classe trabalhadora” e muito menos chegar ao poder se não atuar como partido liberal autoritario e ENGANADOR como PMDB, PSDB, PDT, PSB PCdoB, PPS, DEM PR etc etc etc e claro como o PT fazem.
NÂO È questao de precisar de trevas” (alias que conceito e dircursinho ultrapassado e que nao se usa desde o seculo XVIII) é questao de cegueira politica mesmo
A SAIDA TEM QUE SER SIM ECONOMICA EDUCACIONAL E CULTURAL tambem obvio ! Mas sem manter uma BASE ECONOMICA SOLIDARIA que garanta a vida e a auto estima das pessoas SEM liberdade individual e patronal irrestrita , fundado em necessidades e NUNCA em competições e À PARTE DO ESTADO! Enfim o que é preciso e ROMPER e SUPERAR a modernidade – que é a grande estrutura cultural ocidental e burguesa hegemonica no mundo – A UNICA que mantem o capitalismo E isso não se faz se fundando em ideais liberais
kkkk, é interessante um leitor de Olavo de Carvalho na esquerda e dizendo que ele criou o “marxismo cultural”. Isso me parece um pouco de loucura. Ainda mais conhecendo os culturalistas. Esse comentário é um pouco apaixonado (patos), inventa coisas sobre o texto publicado e, misturando um monte de coisa, no final concordar com o texto.
Se ha um leitor de OLavo de Carvalho aqui deve ser voce ou a pessoa que escreveu o texto da carta. E FOI SIM Olavo quem criou o termo “Marxismo Cultural” (atribuindo a Gramsci alias) e só os olavetes falam isso. NENHUM MARXISTA FALAVA EM MARXISMO CULTURAL – TERMO QUE AINDA ESTA SENDO PENSADO POR TERRY EAGLETON – ANTES DE OLAVO!! (que alias como ja disse não tem muito a ver com Gramsci somente e certamente tem mais a ver com Benjamin). Nada de culturalista Alias Jair seu texto não fala coisa com coisa voce precisa aprender a escrever… no final concordar???? Ta mal heim!!!! (tanto em portugues quando em interpretação)