A programação de cinema semanal gratuita do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe nesta semana, entre 22 e 26 de junho, uma série de filmes reunidos sob a temática “Outros olhares”.
A semana começa com a exibição do clássico “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick. O olhar psicodélico de Stanley Kubrick em um de seus grandes clássicos. No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. (2h16min).
Na terça-feira, 23, será exibido o documentário “Olhar estrangeiro”, de Lúcia Murat. Documentário sobre os clichés e estereótipos que dominam os filmes sobre o Brasil feitos por cineastas estrangeiros. (1h10min). O filme será exibido às 15h e às 19h. A sessão das 15h será seguida por debate com Tunico Amâncio, autor do livro Brasil dos Gringos e co-roteirista do filme, Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora e autora de vários textos sobre a visão do Brasil de turistas estrangeiros, e Stephanie Dennison da University of Leeds, Inglaterra, organizadora do evento e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp.
“Holy Motors”, de Leos Carax, será exibido na quarta-feira, 24. O filme traz um olhar experimental e instigante sobre um sujeito que assume diferentes personas em uma sucessão de tramas que nos leva do repugnante ao poético, do acolhedor ao repulsivo. (1h55min).
Na quinta-feira, 25, o público poderá assistir ao filme “O Sorriso de Monalisa”, de Mike Newell. Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida. (2h5min). O filme será exibido em sessão única às 11h45.
Ainda na quinta-feira, 25, será exibido o filme “Mad Max” (1979), de George Miller. Olhar caótico do primeiro filme da série Mad Max. Em um mundo dominado por gangues que vivem à procura de gasolina, o policial Max Rockatansky (Mel Gibson) mata acidentalmente um integrante de uma perigosa gangue. Sua família e seu melhor amigo Goose (Steve Bisley) passam a ser perseguidos e as conseqüências trágicas desta perseguição despertam o pior dos sentimentos em Max, a vingança. (1h25min).
A semana se encerra com a exibição de “Birdman” (Ou a Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro González Iñárritu. Vencedor do Oscar de melhor filme em 2015, Birdman lança um olhar sobre a fama e o ego, retratando um ator que fez sucesso no passado interpretando um super-herói e que tenta retomar a carreira montando uma peça na Broadway. (1h59min).
Todas as sessões (exceto aquelas com horários previamente definidos) acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)