Categories: Geral

Ponto de Cultura e Memória Ibaô realiza palestra e exibe o filme ‘Diário de Exus’

O Ponto de Cultura e Memória Ibaô, em Campinas, realizará no próximo dia 19 de junho, sexta-feira, uma palestra a exibição de um filme que abordam, de diferentes formas, temáticas da cultura africana.

A palestra “Uma perspectiva afro-brasileira sobre história, memória e arte no espaço museal: o Museu Afro Brasil e a lei 10.639”, que acontece às 14h, tem como objetivo apresentar a experiência do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil no processo de atendimento ao público, tendo como eixo o processo de construção identitária levando-se em conta a sociedade brasileira, marcada pelo racismo, pelo preconceito e pela discriminação racial. Serão destacadas, nessa ocasião, algumas práticas de formação de educadores e de atendimento a jovens atendidos pela Fundação Casa, buscando explicitar as contribuições conceituais e metodológicas que o Museu oferece aos visitantes, a partir das exposições de longa duração e das mostras temporárias abertas ao público. A palestra será transmitida on line pelo site do Socializando Saberes.

No mesmo dia, às 19h30, o Cinecultura apresenta o filme “Diário de Exus”, de Gilberto Sobrinho. O documentário atualiza o mito de Exu, tomando como ponto de partida o registro do processo de criação da peça de teatro “Exus”. Seu protagonista, o ator Mestre Jahça, é o fio condutor que conecta os diferentes lugares onde habita essa divindade. Após a exibição, acontecerá um bate papo com o diretor.

Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

Cultura Carta

Recent Posts

Sucesso de Dias Gomes na TV, O Bem Amado vira musical com apresentação em Campinas

(imagem divulgação) O musical “Nos Passos do Bem Amado” será apresentado no Centro de Convivência…

6 hours ago

João Machado, o fotógrafo do sertão, apresenta seu trabalho autoral em bate-papo no NuFCa

(fotos joão machado) Na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 20h, o Núcleo de Fotografia…

1 day ago

Roda com o Clube de Campinas e convidados comemora o Dia Nacional do Choro

(foto marcia piccin - divulgação) O Dia Nacional do Choro é comemorado nesta quinta-feira, 23…

1 day ago

‘Brace’, do coreógrafo e bailarino moçambicano Edivaldo Ernesto, chega a Campinas

(foto acervo pessoal) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 22 de abril,…

1 day ago

Festival celebra a criatividade e a inovação que nascem nas periferias

(foto leo souza - divulgação) Campinas recebe nesta terça-feira, 21 de abril, a quarta edição…

2 days ago

Crise do governo neoliberal de Javier Milei faz argentinos comerem carne de burro

(imagens reprodução vídeo) Para contornar a crise econômica e a concentração de renda provocada pelo…

2 days ago