MPT dá 30 dias para empresas solucionarem jornada dupla de motoristas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas se reuniu em audiência com representantes das empresas concessionárias de ônibus de Campinas nesta segunda-feira (22/06), para ouvir os esclarecimentos sobre possíveis irregularidades envolvendo o desvio de função de motoristas. Os funcionários, atualmente, são obrigados a assumir a função de cobrador.

O MPT concedeu prazo de 30 dias para que as empresas apresentem uma proposta de adequação ao atual sistema. A Transurc será notificada para apresentar, no prazo de 10 dias, quantos são os atuais pontos de venda de bilhete eletrônico para acesso ao transporte público de Campinas.

Os procuradores do MPT querem o fim das atividades de venda a dinheiro pelos motoristas, em decorrência dos riscos envolvidos para os próprios condutores, além da população transportada e terceiros.

No começo de 2014, os vereadores da base governista do prefeito Jonas Donizette (PSB) derrubaram a votação do projeto de lei, proposto pelo vereador Pedro Tourinho (PT), que obriga a existência de, no mínimo outro empregado, além do motorista, no transporte público da cidade. O projeto foi protocolado no começo deste 2014 porque a função de cobrador será extinta dos ônibus.

O vereador  também protocolou um projeto proibindo a cobrança do caso do cartão descartável, que é de R$ 2. Além disso, 1,5 mil cobradores perderam seus empregos com a justificativa que o dinheiro não iria mais circular nos ônibus, o que voltou a ocorrer. (Com informações de divulgação)

 

 

Recent Posts

Com shows gratuitos de Luciana Mello e Nega Duda, Festival Tereza de Benguela celebra as mulheres negras

(foto divulgação) A cantora Luciana Mello é uma das atrações da terceira edição do Festival…

16 hours ago

O armário de Tarcísio e o caos em SP com privatização de serviços básicos

(imagem - chatgpt e govsp) As explosões dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade,…

20 hours ago

Duo apresenta concerto inspirado no Movimento Armorial, de Ariano Suassuna

O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio…

20 hours ago

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

1 day ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

1 day ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

1 day ago