Exposição com obras de Leda Braga trata dos múltiplos papéis do sujeito contemporâneo

Sebastiana 50x40 2011A exposição Registro Geral, da artista Leda Braga, poderá ser vista pelo público entre os dias 9 de junho e 1° de agosto no Espaço Galeria do Sesi Campinas-Amoreiras.

Na mostra, que é composta pelas obras Registro Geral, Personas, ou Eu Somado Sanduíche de Gente, Leda trabalha com a questão das múltiplas identidades do ser contemporâneo.

Em Registro Geral, a artista apresenta duas versões da instalação, sendo a primeira de 2011, composta por pinturas baseadas em fotos de documentos que reproduzem particularidades, como marcas do tempo, fissuras e manchas. Em sua segunda versão, a artista faz um mapeamento de pessoas que ela conhece e apresenta uma técnica própria de transfer fotográfico, de forma que as imagens deixam de ser nítidas e adquirem um ar fantasmagórico. Segundo a artista, nesta obra o que está em jogo é como cada pessoa se relaciona com sua autoimagem.

Na instalação Personas, ou Eu Somado, dois participantes com lanternas e colocados em lados opostos, iluminam partes de seus rostos, que se combinam em um jogo de espelhos, com uma proposta que os participantes possam se ver envolvidos um ao outro e desta conexão criem novas personas.

Já em Sanduíche de Gente, a artista produziu autorretratos mesclando sua imagem às fotos das identidades de oito indivíduos, sem quaisquer ligações entre si, formando um “sanduíche” de gente no qual, à primeira vista, o que se percebe é a imagem da artista, independentemente do lado que se olhe. Entretanto, ao se atentar para a obra, é possível perceber a mistura de semblantes.

Abrindo a exposição, no dia 9 de junho, terça-feira, haverá um coquetel para todo público, às 20h, no foyer do teatro.

Leda Braga nasceu em 1963 e vive hoje em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Mestre em Teoria Literária dedica-se às linguagens visuais desde 2006. Seu trabalho se desenvolve em temas como as multi-identidades do sujeito contemporâneo e o deslocamento dos sentidos, por meio de relações de textos e imagens, utilizando a arte para a criação de uma nova expressão.

A exposição é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espaço Galeria SESI-SP – Exposição Registro Geral
Instalação, pinturas e fotografias
Livre para todos os públicos
Local: SESI Campinas Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas/SP
Abertura da Exposição: dia 9 de junho, terça, às 20h
Período expositivo: de 9 de junho a 1° de agosto de 2015 – de terça a sexta, das 9h às 20h30, aos sábados; das 14h às 19h, exceto feriados
Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3772-4100
ENTRADA GRATUITA


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente