Atelier Vivaz recebe a exposição ‘Ver e Sentir’, da artista Márcia Vinhas, e lançamento de livro

mvfNo próximo sábado, 20 de junho, das 10h às 16h, acontece no Atelier Vivaz, em Campinas, a abertura da exposição “Ver e Sentir”, da artista plástica colorista e escritora Márcia Vinhas Fernandes, e também o lançamento do livro de sua autoria “Arte de ver e sentir”.

A artista Márcia Vinhas Fernandes trabalha com a cor. Todo o seu trabalho é feito “alla prima”, em tinta óleo, sem desenhos ou retoques. “Alla Prima” é um método de pintura direta na tela, é uma expressão italiana utilizada para nomear uma técnica, originalmente a óleo, praticada no século XVII. O resultado é atingido após uma única aplicação. Este método requer segurança, pois o artista trabalha com a rapidez e a liberdade, sendo necessária grande habilidade na aplicação da “tinta” e seus movimentos.

Posteriormente, a artista aprendeu a técnica da Veladura, uma técnica tradicional, associada à pintura a óleo. É utilizada para realizar mesclas. Ela vem do Renascimento, século XV, é aplicada em separado, em sucessivas camadas finas e transparentes de pinturas, produzindo tons de uma grande riqueza e luminosidade. A camada fina e transparente aplicada sobre a pintura seca, modifica sua tonalidade e serve para iluminar, sombrear, obter variações de tons.

Desta forma, criou sua linguagem através das pinceladas, unindo técnicas e procurando aveludar as cores, obtendo, assim, um efeito tridimensional. A composição da tela está na junção das cores, através das pinceladas com movimento, obtidas com as técnicas estudadas e o Impressionismo.

Já o livro “Arte de Ver e Sentir” é um livro para principiantes em arte, lançado na Bienal, em São Paulo.
Um livro para quem quer entender um pouco e se deliciar com as criações… as cores… as formas… as transparências… as épocas… os estilos…

O livro faz um paralelo com as épocas históricas e do Brasil, explica algumas técnicas, fala um pouco de cores, apresenta alguns pintores. Faz também um apanhado rápido e direto no mundo da arte, desde montagem de exposições até o comportamento em museus. Um livro para ler e reler sempre, usar como pesquisa, para levar em museus e exposições. O prefácio é da historiadora Mônica Hernandes.

A exposição poderá ser visitada até o dia 16 de julho. Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente