A 2ª Mostra da Diversidade Sexual de Campinas (MoDive-Se), evento realizado pelo Instituto Ideia Coletiva com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, em parceria com o mês da Diversidade Sexual, acontece em junho, entre os dias 18 e 27, em diferentes espaços da cidade de Campinas, exibindo curtas e longas metragens, além de outras atividades culturais com temática LGBT.
Diante da abordagem da temática cada vez mais constante na sociedade através das mídias e buscando difundir a produção de obras audiovisuais relevantes ao universo LGBT, ampliando os espaços para a discussão, visibilidade e a referenciação de direitos em torno do tema, a mostra em sua segunda edição exibirá 14 filmes de diversas regiões do Brasil, entre eles o longa-metragem “Favela Gay”, do diretor Rodrigo Felha, prêmio de melhor documentário pelo voto popular no Festival do Rio em 2014 e também menção honrosa no ForRainbow, no Ceará.
A programação inclui sessões de cinema com duração aproximada de 60 minutos, com entrada gratuita para o público. Ao todo, serão três sessões com a exibição de produções audiovisuais, que ocorrerão em vários lugares da cidade.
Além das exibições, outros destaques da programação são Bate-papo com Vagner de Almeida, diretor do filme “Sou Mulher, sou brasileira, sou lésbica” exibido na primeira edição da mostra, e o Workshop de fotografia seguida de uma caminhada fotográfica em conjunto com a Caminhada Lésbica, que acontecerá no Largo do Rosário.
Como parte da programação da mostra, o documentário “Transverso” da cineasta Fernanda Paz, será exibido pela primeira vez em Campinas no dia 25 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Campinas. O filme integra um trabalho de pesquisa e retrata a vida de mulheres transgêneros na região de Maringá-PR. Para a diretora, há um elemento importante no filme, uma vez que “a intenção com o filme é fazer que o público sinta empatia pelas mulheres, não pena. Pois a empatia é um sentimento construtivo”.
A programação completa da 2ª Mostra da Diversidade Sexual de Campinas está disponível no site.
O evento é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, em parceria com o mês da Diversidade Sexual. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Datas e locais de exibição:
18/jun às 19h – Encontro com Vagner de Almeida
Local: Estação Cultura (ao lado do auditório)20/jun às 14h, 16h e 18h – Sessões de curtas–metragens com parceria do Estação Diversidade.
Local: Estação Cultura (plataforma)23/jun às 19h – Exibição do longa “Favela Gay”, com parceria do Cineclube Purpurina
Local: MIS – Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas25/jun às 19h – Exibição do curta-metragem “Transverso” e debate com a diretora
Local: MIS – Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas27/jun às 14h – Workshop de fotografia
Local: Ideia Coletiva – Rua Sacramento, 610, Centro – Campinas27/jun às 15h – Caminhada Lésbica, com parceria da Banda Demoond, Centro de Referência LGBT e Up Music Bar.
Local: Largo do Rosário