Categories: Geral

‘Salão Internacional de Humor de Piracicaba’ chega a Campinas com cinco mostras inéditas

A partir desta sexta-feira, 29 de maio, até 26 de junho, poderão ser vistos em quatro pontos culturais da cidade de Campinas os trabalhos artísticos do “Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, que contará com cinco mostras inéditas explorando temas diferentes em cerca de 200 painéis de ilustrações.

As mostras do Salão de Humor serão recebidas pelo Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc), Biblioteca Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” e Museu da Imagem e do Som (MIS).

O Teatro Castro Mendes recebe as exposições “Chico Anísio, dando a cara a traço”, composta por 60 painéis com ilustrações de um dos principais humoristas do Brasil.

A Biblioteca Municipal Zink terá “Tiras e HQ”, com 20 pranchas de desenhos de coleções diversas de quadrinhos.

O MIS abrigará 48 painéis com charges de caricaturistas ucranianos que enfatizam temas como política e humor.

No Macc ficarão duas mostras, com 66 pranchas de desenhos. Uma é “30 Momentos do Humor Gráfico Brasileiro”, que destaca a história da caricatura no Brasil e “O Cavaleiro da Triste Figura”, em referência ao famoso personagem Dom Quixote de La Mancha, do escritor Miguel de Cervantes, homenageado por diversos ilustradores. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, por iniciativa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político e cultural da cidade. A partir do sucesso das primeiras edições, que contou com o apoio da turma do jornal carioca “O Pasquim”, conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Humor de Piracicaba num dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior. A edição 2015 do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será entre 22 de agosto (abertura) e 4 de outubro (encerramento) no Parque Engenho Central, em Piracicaba.

Salão Internacional de Humor de Piracicaba visita Campinas
Período: 29 de maio a 26 de junho

Locais:

Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc) – Rua Benjamim Constant, 1633, Centro
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16h e domingo, das 9h às 13h

Museu da Imagem e Som (MIS) Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859, Centro
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h

Teatro Municipal “José de Castro Mendes” – Praça Correa de Lemos, s/n° – Vila Industrial
Horário de visitação: conforme funcionamento dos espetáculos

Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” – Avenida Benjamin Constant, nº 1.633, Centro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Cultura Carta

Recent Posts

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

1 hour ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

1 hour ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

2 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

2 hours ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

17 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

18 hours ago