O documentário O Sal da Terra, sobre a vida do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado parece ter sido feito para os brasileiros e num momento bastante delicado do país.
Depois de vários anos pagando salários para colunistas e jornalistas que destilam o ódio em suas páginas, parte da grande mídia brasileira conseguiu que o ódio saísse do armário. E ninguém retratou melhor o ódio do que Sebastião Salgado.
O documentário Sal da Terra, que foi dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, não tem cores partidárias. No entanto, tem todas as cores do ódio nas imagens em preto e branco de Sebastião Salgado. Indicado ao Oscar de melhor documentário na edição 2015, O Sal da Terra expressa menos o personalismo e muito mais a trajetória única de Salgado.
Nascido Aimorés, Minas Gerais, portanto, bem brasileiro, o fotógrafo percorreu o mundo registrando as consequências do ódio. Assim, fotografou o ódio na Ásia, no Oriente Médio, na África e, como ele diz, “no coração da Europa”, durante da Guerra na Bósnia/Iugoslávia.
Ou seja, o ódio se manifesta em qualquer sociedade, em qualquer tempo. Para isso, basta despertar seu potencial.
E parece que Sebastião Salgado tem a compreensão de que o ódio e a violência são uma expressão humana. Daí parece entrar em crise com a humanidade e só lhe restam dois caminhos: o Homem é ódio e violência ou o Homem pode ser ódio e violência. O documentário não diz isso, mas transparece.
Em meio a toda a desilusão, ao final é possível dizer que Salgado escolheu um caminho. E o Brasil?
PS : Depois de tanto tempo, já sabemos a resposta.
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…