O documentário O Sal da Terra, sobre a vida do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado parece ter sido feito para os brasileiros e num momento bastante delicado do país.
Depois de vários anos pagando salários para colunistas e jornalistas que destilam o ódio em suas páginas, parte da grande mídia brasileira conseguiu que o ódio saísse do armário. E ninguém retratou melhor o ódio do que Sebastião Salgado.
O documentário Sal da Terra, que foi dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, não tem cores partidárias. No entanto, tem todas as cores do ódio nas imagens em preto e branco de Sebastião Salgado. Indicado ao Oscar de melhor documentário na edição 2015, O Sal da Terra expressa menos o personalismo e muito mais a trajetória única de Salgado.
Nascido Aimorés, Minas Gerais, portanto, bem brasileiro, o fotógrafo percorreu o mundo registrando as consequências do ódio. Assim, fotografou o ódio na Ásia, no Oriente Médio, na África e, como ele diz, “no coração da Europa”, durante da Guerra na Bósnia/Iugoslávia.
Ou seja, o ódio se manifesta em qualquer sociedade, em qualquer tempo. Para isso, basta despertar seu potencial.
E parece que Sebastião Salgado tem a compreensão de que o ódio e a violência são uma expressão humana. Daí Salgado parece entrar em crise com a humanidade e só lhe restam dois caminhos: o Homem é ódio e violência ou o Homem pode ser ódio e violência. O documentário não diz isso, mas transparece.
Em meio a toda a desilusão, ao final é possível dizer que Salgado escolheu um caminho. E o Brasil?
Em nenhum momento eu vi nenhum “ódio`ai’. Muito menos de jornalistas. O autor do texto tem que voltar a estudar e aprender que “ódio” é um sentimento e não uma concepção ou ideologia política como ele parece querer dizer. Se ele está falando da reação de jornalistas liberais e neoliberais (além de políticos e milhões de pessoas) contra a ascensão do PT na política isso ABSOLUTAMENTE NADA TEM A VER com o sentimento de ódio e sim o sentimento de “disputa” , de “competição” e de revolta por duas questões: por terem sido violentamente massacrados no passado (pela pseudo esquerda liberal brasileira) e pelo fato de que depois de décadas combatendo os corruptos e prometendo fazer um pais melhor e mais igualitario e sem corrupção, o PT fez tudo igual aos partidos anteriores se envolveu e protagonizou diversos episódios e escândalos de corrupção e continua tudo igual. ENfim o que se vê hoje na política brasileira é uma revolta da clásse média brasileira (MEDIA=CLASSE C E NÂO RICA ) contra a perpetuação de da mesma política de sempre. Fruto evidentemente de uma forte aliança ideológica e política entre pastores e religiosos como Olavo de Carvalho que possuem uma fortíssima influência na internet e nas escolas.Fruto de uma concepção de educação popular e do excesso de liberalismo que destruiu a educação. Evidentemente não foi so o PT o culpado. Mas eles não pararão enquanto não vencerem. Guerra e guerra e quem começou foi o PT e outros partidos pseudo esquerdistas liberais
Alô Warney, em que país você vive? Nunca leu ou viu trechos de textos de Demétrio Magnoli , Marco Antonio Villa, Ricardo Noblat , Merval Pereira, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino e outros? Fora o massacre da linha editorial em reportagens. Nunca ouviu falar do manchetômetro? Veja a Band, que não faz uma reportagem das centenas de assassinatos no campo e de indígenas. Aliás, tem concessão pública mas é uma espécie de canal ruralista.
Exatamente. Foi o que falei Mas nem eu nem 90% OU MAIS das pessoas NÂO LEEM esses caras ! E nem veem muito as reportagens. Elas só tem efeito em universitarios de “pseudo esquerda” que só leem “artigos”(E que nem sabem diferenciar o que é um artigo de uam reportagem. E isso porque NÂO EXISTE jornalismo imparcial). Jornalismo é COMERCIAL é liberal burgues não ha como mudar o capitalismo. Alias essas TVs nada falam – ou evitam falar de crimes – JUSTAMENTE por proteger o sistema o Estado POR MEDO e por não contrariar o Governo. NÂO VEJO, NÃO EXISTE “PIG” ! Isso é muita forçação de barra, coitadismo e mimimi! A imprensa TAMBÉM É CORRUPTA! ta fazendo o “papel” dela. Do meu ponto a midia defende até demais o Estado o governo e o capitalismo. Como alias fazem TODOS os governos e partidos que existem. O que falta no pais é um partido REALMENTE de esquerda que seja anti moderno. Estupidez e burrice é ressuscitar a guerra fria . Pois quem só perde com isso somos nós. A grande maioria