Os veículos abandonados serão recolhidos e encaminhados para o pátio credenciado pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran) na cidade de Paulínia.
De acordo com o a Guarda Municipal, grande parte dos veículos deixados nas ruas está com documentação vencida. De acordo com a GM de Paulínia, os veículos velhos abandonados possibilitam o acúmulo de água parada, interferindo na proliferação dos mosquitos da dengue e de bichos peçonhentos.
De acordo com a Lei Municipal 3.368/2014 e o Decreto Municipal 6.674/2014, o veículo abandonado é caracterizado por falta de um, alguns ou todos os vidros: frontal, traseiro ou lateral, quando for de sua característica, sem pneus ou rodas, com um ou mais pneus furados, sem qualquer sinalização de alerta de providência para o conserto, sem um ou mais faróis e demais luzes de sinalização de trânsito, com a carroceria ou agregados enferrujados ou em falta, sem motor, sem emplacamento, ressalvadas a limitações permitidas pela Lei Federal para os veículos em fase de emplacamento. (Com informações de divulgação)