De 16 a 28 de maio poderá ser vista no saguão da Estação Cultura de Campinas a exposição de objetos “Nos Trilhos da Memória” que reúne cerca de 50 objetos que eram utilizados por funcionários e passageiros da Estação Ferroviárias Paulista S. A (Fepasa) – atual Estação Cultura – , como telefones, telégrafos, máquinas de somar, mobiliários (mesas e cadeiras), bilheteria, faróis e placas de sinalização, balanças, extintor de incêndio, carrinho de transportar bagagem, entre outros.
Destaques para a bilheteria de venda de tíquete de passagem e para um uniforme original que pertenceu a um ex-ferroviário, Anísio Rocha de Carvalho, que hoje tem por volta de 90 anos de idade, e foi chefe de trem. Os objetos pertencem ao acervo da Fepasa, ao Sindicato dos Trabalhadores de Ferrovia, companhias de teatro e outros colaboradores.
Segundo os organizadores da mostra, é a oportunidade de reavivar a história das ferrovias e dos ferroviários e salvaguardar um patrimônio cultural de referências desse universo, de quando a Estação foi propulsora do progresso e do desenvolvimento para a região de Campinas, desde 1872, quando foi inaugurada.
A mostra, que poderá ser vista diariamente das 9h às 22h, foi organizada pela Coordenadoria de Extensão Cultural da Secretaria de Cultura de Campinas. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)