Ícone do site CartaCampinas

Nomade Orquestra quer som para quebrar as fronteiras da música

Por Marina Shulby

Imagina só curtir um som instrumental com um toque nos universos do funk, jazz, dub, rock, afrobeat, hip-hop, ethiogrooves e elementos da música eletrônica. Com esse diferencial, que passa por vários gêneros musicais, a Nomade Orquestra busca quebrar as barreiras entre a música tradicional e música contemporânea.

A banda surgiu em 2012 no ABC Paulista. Segundo o contrabaixista Ruy Rascassi, a iniciativa foi do baterista Guilherme Nakata, que convidou ele, Beto Malfatti (teclas) e Marcos Mauricio (sax) para uma jam-session. “Desse primeiro encontro já deu uma liga e entrosamento musical. E aí em pouco tempo todos os outros foram chegando para complementar e solidificar o que hoje é a orquestra. Existem várias bandas espalhadas pelo mundo que buscam esse tipo de som e que de tempo em tempo vem ganhando cada vez mais espaço”, conta Rascassi

Nomade é um verdadeiro mosaico musical composta por dez músicos; é um ponto de encontro, onde diferentes vertentes e expressões musicais interagem de forma única.

A composição das músicas é um trabalho coletivo, pois afirmam que pelo fato de serem dez cabeças pensantes, cada uma naturalmente já traz em sua bagagem a sua influência individual e sua busca particular no universo musical. “Alguns sons surgiram por meio da vivência coletiva nas jam-sessions, outros por uma ideia solta de alguém ou de um lampejo criativo do outro é que se foi encontrando todos os caminhos das músicas que estão nesse nosso primeiro álbum”, diz Rascassi. Desse caldeirão inevitavelmente nasceu a sonoridade que eles consideram nômade, global e sem fronteiras.

Escute & Baixe:

01 Samurai
02 Sonhos de Tokio
04 Humaitá
05 Morning Birds
10 Fuego Policia
12 A Última Que Morre
08 Doce Agonia

Download do CD completo: Nomade Orquestra (186MB)
(Todos os downloads do Escute&Baixe são permitidos ou baixados da própria página do artista)

Formação do grupo: Guilherme Nakata (bateria), Ruy Rascassi (contrabaixo), Beto Malfatti (Sax alto, flauta e pick ups), Marcos Mauricio (teclado), Luiz Galvão (guitarra), Fabio Prior (percussão), Marco Stoppa (trompete e flauta), André Calixto (sax tenor, sax soprano e flautas), Bio Bonato (sax baritono e flauta) e Victor Fão (trombone e flauta).

 

 

 

 

Fixa Técnica do disco

Guilherme Nakata • Bateria
Ruy Rascassi • Contrabaixo
Marcos Mauricio • Teclas
Beto Malfatti • Sax Alto / Flauta / Pick-Ups
Marco Stoppa • Trompete / Flauta
Bio Bonato • Sax Baritono/ Flauta
Luiz Galvão • Guitarra
Fabio Prior • Percussão
Victor Fão • Trombone / Flauta
André Calixto • Sax Tenor / Sax Soprano / Flautas

Participação.:
Luciano Sallun • Alaude em “Garuda“
Beto Montag • Marimba em “Morning Birds“
Produzido por .: Nomade Orquestra
Co-Produção .: Cris Scabello e Mauricio Fleury
Gravação.: Estudio Traquitana ( Cris Scabello e Mauricio Fleury )
Mixagem.: Victor Rice (Strikkly Vikkly)
Masterização.: Fernando Sanches (Estúdio El Rocha)

Direção de Arte.: Danilo Oliveira

Sair da versão mobile