Coletivo Manifesto Crespo promove vivência, roda de conversa e noite musical na Fazenda Roseira

Dois dias de vivência com roda de conversa, oficina e música serão realizados pelo Manifesto Crespo, coletivo independente com atuação na área cultural e educacional, em parceria com a associação União Popular de Mulheres do Campo Limpo, na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

As vivências acontecem nos dias 23 e 24 de maio, próximo sábado e domingo. A programação foi construída junto com a associação Jongo Dito Ribeiro, responsável pelas atividades culturais e a gestão da casa. Haverá roda de conversa com o tema “Protagonismo das mulheres negras nas manifestações culturais”, oficina de tranças, turbantes, aula de jongo e uma noite musical. A atividade é aberta ao público.

Sueli Chan, fundadora da Zulu Nation Brasil, e Alessandra Ribeiro, liderança na associação Jongo Dito Ribeiro, são as convidadas especiais para o bate-papo. Alessandra é neta de Benedito Ribeiro, que chegou à Campinas na década de 30 e manteve a tradição herdada de antepassados, em Minas Gerais. Ele foi o responsável pela origem da comunidade. O principal objetivo da associação é preservar os costumes, o canto, a dança e possibilitar que a cultura afrobrasileira tenha mais expansão e respeito em suas diferentes formas de manifestação. Sua principal bandeira é o jongo.

“A proposta é que a vivência mescle a celebração com a reflexão. Acreditamos que o fortalecimento da autoestima e o empoderamento da mulher, no nosso caso com um recorte racial, são fortalecidos em ambientes onde a voz, a interação e a possibilidade de partilhar sentimentos sejam possíveis. Encontros como estes aumentam o respeito por nossas histórias e nos revigora para as lutas diárias, principalmente quando essa troca tem o apoio da música e da dança”, disse Lúcia Udemezue, 29, produtora, socióloga e integrante do coletivo.

A visita faz parte do projeto itinerante do Coletivo para 2015, que tem o objetivo de fortalecer a conexão com mulheres líderes em quatro comunidades diferentes, vivenciando suas tradições, forma de organização e experiências políticas. O quilombo da Caçandoca, em Ubatuba (SP), e a aldeia Tenondé Porã, localizada em Parelheiros – bairro do extremo sul da capital paulista – já receberam a oficina Tecendo e Trançando Arte. A proposta é ensinar técnicas para amarrações do turbante e o ato de trançar os cabelos em conjunto com uma reflexão dos aspectos históricos e culturais.

Em seu quarto ano de existência, a oficina Tecendo e Trançando Arte já atingiu mais de mil pessoas, maioria mulheres, em São Paulo e região. Após ser contemplado pelo Prêmio Lélia Gonzalez (Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras), lançado em 2014 pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o coletivo se estruturou para realizar a atividade em locais essenciais para sua linha de pesquisa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

2 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

4 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

6 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

1 day ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

1 day ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

1 day ago