Coletivo Manifesto Crespo promove vivência, roda de conversa e noite musical na Fazenda Roseira

Dois dias de vivência com roda de conversa, oficina e música serão realizados pelo Manifesto Crespo, coletivo independente com atuação na área cultural e educacional, em parceria com a associação União Popular de Mulheres do Campo Limpo, na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

As vivências acontecem nos dias 23 e 24 de maio, próximo sábado e domingo. A programação foi construída junto com a associação Jongo Dito Ribeiro, responsável pelas atividades culturais e a gestão da casa. Haverá roda de conversa com o tema “Protagonismo das mulheres negras nas manifestações culturais”, oficina de tranças, turbantes, aula de jongo e uma noite musical. A atividade é aberta ao público.

Sueli Chan, fundadora da Zulu Nation Brasil, e Alessandra Ribeiro, liderança na associação Jongo Dito Ribeiro, são as convidadas especiais para o bate-papo. Alessandra é neta de Benedito Ribeiro, que chegou à Campinas na década de 30 e manteve a tradição herdada de antepassados, em Minas Gerais. Ele foi o responsável pela origem da comunidade. O principal objetivo da associação é preservar os costumes, o canto, a dança e possibilitar que a cultura afrobrasileira tenha mais expansão e respeito em suas diferentes formas de manifestação. Sua principal bandeira é o jongo.

“A proposta é que a vivência mescle a celebração com a reflexão. Acreditamos que o fortalecimento da autoestima e o empoderamento da mulher, no nosso caso com um recorte racial, são fortalecidos em ambientes onde a voz, a interação e a possibilidade de partilhar sentimentos sejam possíveis. Encontros como estes aumentam o respeito por nossas histórias e nos revigora para as lutas diárias, principalmente quando essa troca tem o apoio da música e da dança”, disse Lúcia Udemezue, 29, produtora, socióloga e integrante do coletivo.

A visita faz parte do projeto itinerante do Coletivo para 2015, que tem o objetivo de fortalecer a conexão com mulheres líderes em quatro comunidades diferentes, vivenciando suas tradições, forma de organização e experiências políticas. O quilombo da Caçandoca, em Ubatuba (SP), e a aldeia Tenondé Porã, localizada em Parelheiros – bairro do extremo sul da capital paulista – já receberam a oficina Tecendo e Trançando Arte. A proposta é ensinar técnicas para amarrações do turbante e o ato de trançar os cabelos em conjunto com uma reflexão dos aspectos históricos e culturais.

Em seu quarto ano de existência, a oficina Tecendo e Trançando Arte já atingiu mais de mil pessoas, maioria mulheres, em São Paulo e região. Após ser contemplado pelo Prêmio Lélia Gonzalez (Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras), lançado em 2014 pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o coletivo se estruturou para realizar a atividade em locais essenciais para sua linha de pesquisa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

Recent Posts

Mulheres querem independência financeira e saúde mental, diz pesquisa sobre trabalho

(imagem ilustrativa - marcelo camargo - ag brasil) Ter autonomia financeira para decidir sobre a…

7 hours ago

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

2 days ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

2 days ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

2 days ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

2 days ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

2 days ago