Neste sábado, 23 de maio, às 20h, no Teatro do Liceu, a Cia. Humaniza, formada por dançarinos com e sem deficiência, apresentará coreografias, dividindo o palco com alunos e convidados, sob direção da pedagoga e bailarina Keyla Ferrari e do diretor Vicente Pironti.
A Companhia não possui patrocínios, apenas o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, que disponibiliza uma sala para ensaios no CIS – Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social). No local, Keyla Ferrari também oferece aulas de dança que permitem total integração entre pais e filhos, com deficiência ou não, por meio de processos criativos a partir da sensibilidade dos integrantes.
Os recursos arrecadados com a venda de ingressos são revertidos à Cia. Humaniza, fundada em 2012, após o lançamento do livro “Pela Arte se Inclui”, da Secretaria de Cultura do Estado, o qual reconheceu os 11 anos de trabalho de Keyla no Centro de Dança Integrado (Cedai).
A Companhia também obteve reconhecimento do Conselho Internacional de Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que destacou seu aspecto inovador. Keyla viajou para Europa por cinco anos para dar cursos de dança e formação para educadores. O objetivo da coordenadora do projeto é oferecer aos integrantes da Cia. Humaniza condições profissionais para continuidade da pesquisa, com remuneração para ensaios, apresentações e recursos para a montagem de novos espetáculos.
Atualmente, a companhia é formada por dez integrantes, entre atores, mães, pessoas com deficiência e síndrome de down. O último espetáculo criado pela companhia intitula-se ‘Vanessa – Asas da Transcendência’, que mistura dança com poesias e cenas.
Os ingressos para a apresentação estão à venda por R$ 30 e podem ser adquiridos diretamente com a diretora da Cia. Humaniza pelo telefone: 19 99852 2829. O Teatro do Liceu fica na Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara, Campinas – SP. Tel: 19 3744-6800. (Carta Campinas com informações de divulgação)