Campinas realiza debate para estabelecer plano de atenção à população de rua

O coordenador geral de Direitos da População em Situação de Rua da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Carlos Ricardo, participa nesta quinta-feira, 21, do primeiro seminário ”Construindo a Política Municipal Intersetorial para a População de Rua”. O evento ocorre entre 8h30 e 17h, no Instituto Padre Haroldo, rua Dr. João Quirino do Nascimento, 1601, Jardim Boa Esperança.

Além de Carlos Ricardo, as palestras serão ministradas pela psicóloga e coordenadora do Consultório na Rua de Curitiba, Adriane Wollmann e pelo coordenador geral do Movimento Nacional para a População de Rua, Anderson Lopes.

A realização do seminário tem o objetivo de cumprir a Política Nacional para a População em Situação de Rua foi estabelecida em 2009 pelo Decreto Federal n° 7.053. A legislação prevê a construção de um plano de atenção a esta população, que instrumentalize a Política Municipal para a População em Situação de Rua e a formação de um Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento dessa política. Cada Município deve desenvolver sua agenda de ações, que precisam ser detalhadas em programas, planos e projetos com mecanismos para a operacionalização.

De acordo com a Política Nacional, o Comitê Intersetorial e as ações estratégicas devem contemplar a participação das diversas políticas públicas como Trabalho e Renda, Habitação, Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Serviços Públicos, Segurança Alimentar e Nutricional, Cultura, Esporte e Lazer, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos.

O seminário é direcionado aos trabalhadores das diferentes políticas setoriais do município, da rede socioassistencial parceira, aos usuários e representantes dos órgãos de garantia de direitos. Também participará do debate a educadora Marina Moreto, que foi consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome (MDS) nesta área entre 2011 e 2012. A assessoria desta profissional na construção da política municipal para população de rua tem sido possível com o apoio da Feac – Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, entidade de assessoramento da política de Assistência Social. (Com informações de divulgação)

 

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

6 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

6 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

12 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

13 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

13 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

13 hours ago