Campinas realiza a segunda edição do Puta Dei com desfiles e performances

Por Rodrigo Arruda

putadei(1)Campinas terá a segunda edição do Puta Dei na proxima terça-feira, 2 de junho, a partir das 19 horas, na Estação Cultura. O evento, considerado o Dia das Prostitutas, promete animação e contará com diversas atrações, de performances a desfile de roupas e lingeries de estilistas de Campinas e Rio de Janeiro, inclusive com desfile da grife Daspu.

“O Puta Dei é um momento de cultura e lazer, um momento de comemoração e também um chamado para a categoria se unir, participar e conhecer seus direitos”, disse Betânia Santos, coordenadora geral da Associação Mulheres Guerreiras que organiza o evento.

O evento, que acontece em diversas cidades do país, busca unir os profissionais do sexo e a sociedade para lutar contra o estigma e preconceito social, principais obstáculos para a conquista de direitos básicos para as prostitutas.

O Dia das Prostitutas é comemorado no dia 2 de junho porque na França, em 1975, 150 mulheres prostitutas ocuparam uma igreja em protesto contra a violência do Estado, que usava a polícia para reprimir os espaços de trabalho das mulheres e faziam perseguições aos seus familiares.  As prostitutas queriam que a utilidade social de sua profissão, como verdadeiras educadoras sexuais, fosse reconhecida e conseguiram uma repercussão mundial, utilizando dos meios de comunicação e da conversa corpo a corpo – distribuindo impressos que diziam a gravidade da perseguição policial que sofriam. A partir de então, este dia é celebrado em várias partes do mundo como o Dia Internacional da Prostituta.

O Puta Dei no Brasil, começou em Belém do Pará, em 2012, organizado pelo GEMPAC (Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará).


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente